Atendimento

Prefeitura de Goiânia realiza mais de mil vistorias compulsórias em imóveis abandonados na capital

Prefeitura de Goiânia realiza mais de mil vistorias compulsórias em imóveis abandonados na capital
Prefeitura de Goiânia realiza mais de mil vistorias compulsórias em imóveis abandonados na capital

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 1.017 vistorias compulsórias em imóveis abandonados ou permanentemente fechados da capital em 2025. Iniciativa integra o pacote de ações para combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Goiânia registrou neste ano queda de 47,2% no número de casos de dengue.

A iniciativa é fundamentada pela Lei 13.301/2016 que permite a entrada de agentes de saúde em imóveis públicos e particulares, em situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso, quando a ação é essencial para a contenção de epidemias. Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, é uma medida emergencial que visa a proteção da saúde coletiva.

“Fazemos abertura compulsória de imóveis que podem trazer riscos à saúde pública, intensificando o combate ao mosquito. Nossas equipes são acompanhadas por chaveiros para preservar a integridade do imóvel e não alterar as condições de segurança em que o local foi encontrado. É uma medida emergencial que visa a proteção da saúde coletiva e o controle do avanço da dengue”, destaca.

Segundo a SMS, durante as vistorias, os agentes encontraram 1.319 focos do mosquito Aedes Aegypti, eliminaram 1023 deles e trataram 296 criadouros. Além disso, aplicaram 261 autuações. A pasta realiza ainda o monitoramento da oviposição dos mosquitos, com a instalação de dispositivos que permitem a contagem dos ovos e o mapeamento de áreas com as maiores infestações.

Em 2025, conforme o Boletim Epidemiológico Arboviroses de dezembro, Goiânia registrou 28.427 casos de dengue, sendo 67 quadros graves e com 34 óbitos comprovadamente causados pela doença. Quantitativo é 47,2% menor do que o apresentado no mesmo período do ano passado, quando a capital contabilizava 50.508 casos de dengue e 81 óbitos causados pela doença.

Leia Também

Fotos: Divulgação/SMS


Leia mais sobre: / Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares