Goiânia

Prefeitura de Goiânia retira 72 toneladas de lixo de casa no Residencial Goiânia Viva

Prefeitura de Goiânia retira 72 toneladas de lixo de casa no Residencial Goiânia Viva
Prefeitura de Goiânia retira 72 toneladas de lixo de casa no Residencial Goiânia Viva

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta terça-feira (16) operação de limpeza compulsória em imóvel no Residencial Goiânia Viva. A ação contou com a participação da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil, para a remoção de mais de 72 toneladas de materiais da residência.

“É um caso de acumulação compulsiva, por parte de uma idosa. Além do grande volume de objetos inservíveis, a denúncia que recebemos informava que a moradora mantinha mais de 40 animais de estimação vivendo em meio ao lixo”, contou o auditor da Vigilância Sanitária Jadson Lima.

Limpeza

De acordo com a SMS, a ação integra conjunto de medidas de combate a arboviroses em Goiânia. “A secretaria atua de forma permanente com visitas, fiscalização e campanhas de conscientização. O processo de intervenção começa com a notificação formal dos acumuladores, concedendo um prazo de 10 dias para a limpeza voluntária do imóvel,” explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.

“Depois de esgotadas as tentativas de colaboração voluntária, a limpeza é realizada de forma compulsória, que é respaldada por decisão judicial”, diz o secretário. A SMS oferece ainda atendimento especializado em psiquiatria, psicologia e assistência social aos moradores.

“É uma medida extrema, mas necessária para proteger a saúde coletiva. O acúmulo de lixo cria o ambiente ideal para instalação e proliferação de vetores de doenças, como mosquitos, ratos, escorpiões, além de ampliar de forma significativa o risco de incêndios”, explicou o gerente de fiscalização da diretoria em Zoonoses, Jadson Moreira.

Leia Também

Fotos: Divulgação/SMS


Leia mais sobre: / Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares