PUBLICIDADE
Categorias: Goiânia

R$ 4 milhões serão investidos na melhoria digital da prefeitura de Goiânia

A prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital (SIT), deve investir cerca de R$ 4 milhões na aquisição de um novo servidor. A medida é essencial para revisar aproximadamente 90 sistemas e reduzir instabilidades que afetam serviços como saúde, arrecadação de impostos e emissão de notas fiscais.

De acordo com o secretário da SIT, Fábio Christino, a falta de investimentos nos últimos anos gerou dificuldades operacionais que impactam tanto os servidores municipais quanto a população. “Estamos lidando com um ambiente degradado e trabalhando para estabilizá-lo. A atualização da infraestrutura permitirá a melhoria na prestação de serviços e garantirá mais eficiência para o município”, afirma. A previsão é que os primeiros resultados sejam percebidos nos próximos 60 dias.

PUBLICIDADE

Além da aquisição do novo servidor, a SIT implementa medidas emergenciais para corrigir falhas nos sistemas e assegurar a continuidade dos serviços. A secretaria realiza ajustes técnicos diários e desenvolve processos para otimizar o funcionamento das plataformas digitais utilizadas pela administração municipal. A modernização da infraestrutura digital faz parte de um plano estratégico que inclui ações de curto, médio e longo prazo. Entre as principais iniciativas estão:

  • Hackathons e Programas de Inovação Aberta – Incentivo ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para desafios urbanos e administrativos.
  • Política Municipal de Inovação – Definição de diretrizes para fortalecer a modernização na gestão pública e no setor empresarial.
  • Parcerias Estratégicas – Cooperação com instituições como PUC Goiás, UFG e Hub Goiás para impulsionar a transformação digital.
  • Captação de Recursos – Submissão de projetos a editais estaduais, federais e internacionais para viabilizar novas iniciativas.

Seguindo a diretriz do prefeito Sandro Mabel de modernização das estruturas de gestão, a SIT também lançou o programa “SIT CONSULTING, que assessora outras secretarias na digitalização de processos administrativos. A iniciativa já identificou diversas oportunidades de melhoria, muitas das quais estão em fase final de validação para implementação. “Com essas ações, Goiânia avança na construção de um ambiente digital mais eficiente e acessível, aproximando a tecnologia da população e fortalecendo a inovação na gestão pública”, destaca Christino.

PUBLICIDADE

Foto: Alex Malheiros

Leia Também
Redação - Altair Tavares

Posts recentes

Jogos abertos de Goiás serão realizados em Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia vai sediar a fase final dos dos Jogos Abertos de Goiás, competição…

% dias atrás

INSS: decide antecipar pagamento do 13º para aposentados; veja calendário

A antecipação do décimo terceiro para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional…

% dias atrás

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o…

% dias atrás

TRF2 concede prisão domiciliar ao ex-deputado Roberto Jefferson

A 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) deferiu o pedido…

% dias atrás

Equatorial é cobrada para organizar poda de árvores em Goiânia

A prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), reuniu-se nesta…

% dias atrás

Governo de Goiás abre 4 mil vagas do Aluguel Social em Goiânia

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab)…

% dias atrás