Goiânia • atualizado em 09/09/2025 às 00:43

Regularização fundiária de Goiânia projeta 40 mil escrituras até o fim da gestão

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, intensifica o trabalho de entrega de 40 mil escrituras definitivas ao longo da gestão, para moradores da capital. A iniciativa busca garantir estabilidade social, retirar famílias da informalidade e reduzir riscos de disputas judiciais ou remoções. Para o mês de outubro, a meta estabelecida pelo município é entregar, no mínimo, mil escrituras.

De acordo com dados da secretaria, já foram entregues aproximadamente 4 mil escrituras, sendo 2,4 mil apenas nos primeiros seis meses de 2025, o que coloca Goiânia como a capital que mais avançou nesse processo no país. A última entrega, realizada em agosto, beneficiou 100 famílias da Região Noroeste. O prefeito Sandro Mabel destacou o caráter social da iniciativa e o impacto direto na vida das famílias.

“Entregar a escritura é dar dignidade a pessoas que esperaram por décadas pela regularização do seu imóvel. Já entregamos cerca de 4 mil escrituras e, no próximo mês, nossa meta é alcançar mais mil famílias em Goiânia. Nós vamos avançar nos próximos quatro anos, porque o compromisso é entregar 40 mil escrituras dentro do programa da prefeitura”, afirmou.

Para o secretário municipal, Juliano Santana, o documento transforma a vida dos moradores. “É um compromisso que o prefeito nos deu de realizar 10 mil entregas por ano. A escritura garante a propriedade do terreno, que antes era apenas posse. Isso abre caminho para financiamentos, ampliações e valoriza o imóvel de forma significativa. É um avanço que corrige uma espera de décadas”, explicou.

Foto: Alex Malheiros

Leia Também

Leia mais sobre: / Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares