Goiânia

Vereadores de Goiânia debatem projeto para pessoas em situação de rua

Vereadores de Goiânia debatem projeto para pessoas em situação de rua
Vereadores de Goiânia debatem projeto para pessoas em situação de rua

O projeto de lei incentiva a criação do Programa Municipal de Capacitação Sustentável e Inclusão Social Mãos que Transformam, ele é voltado à formação de pessoas em situação de rua e de dependentes químicos.

Segundo o texto, ao incentivar o reaproveitamento de resíduos sólidos por meio do artesanato sustentável, o programa estimulará geração de renda para autonomia e para reinserção social dos beneficiários.

A Prefeitura poderá estabelecer parceria com empresas, com organizações da sociedade civil, com instituições de ensino e com cooperativas de reciclagem para oferecimento de cursos e de oficinas. Em contrapartida, os apoiadores receberão incentivos fiscais. As entidades parceiras deverão apresentar plano de impacto social e relatórios anuais de resultados ao poder público.

As empresas que aderirem ao programa poderão receber os seguintes incentivos:

– desconto de até 10% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) incidente sobre imóveis utilizados no desenvolvimento do projeto ou cedidos ao programa;

– redução de até 10% do Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre serviços prestados e diretamente relacionados a atividades do programa;

Leia Também

– prioridade em licitações e em contratações públicas municipais que prevejam critérios de responsabilidade social e ambiental.

Ainda de acordo com a proposta, o envolvimento da iniciativa privada, incentivado por meio de benefícios fiscais como redução de IPTU e de ISS, cria ambiente de cooperação entre empresas, poder público e sociedade civil. A contrapartida exigida em forma de cursos, de oficinas ou de apoio logístico garante o compromisso social das entidades participantes.


Leia mais sobre: Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares