As inscrições para o programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, estão abertas para os moradores de Valparaíso de Goiás, Formosa, Trindade e Senador Canedo. As inscrições podem ser feitas pelo site da Agência Goiana de Habitação (Agehab).
No total, são oferecidos nesta etapa 2.750 benefícios, sendo 750 para Trindade, 500 para Senador Canedo, 750 para Valparaíso de Goiás e 750 para Formosa.
Na Região Metropolitana de Goiânia, cerca de 3,5 mil famílias já foram chamadas para receber os benefícios do Aluguel Social mediante a entrega da documentação estipulada por lei. Outras três cidades do Entorno do Distrito Federal – Águas Lindas, Luziânia e Novo Gama – também já estão com inscrições abertas. As primeiras famílias aprovadas já começaram a receber os recursos.
No ato da inscrição para o Aluguel Social, o interessado deve anexar a documentação exigida para comprovar que se encaixam nos requisitos do programa. As solicitações serão analisadas por ordem cronológica de entrada no sistema da Agehab. Um dos principais documentos é o Cadastro Único (CadÚnico) do município onde vivem, que deve ser tirado ou renovado em um Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
Além do CadÚnico atualizado no município, outros requisitos para pleitear a participação no programa são o superendividamento; ser pessoa e/ou família em vulnerabilidade socioeconômica; ter mais de 18 anos ou ser emancipado; e morar no município por, no mínimo, três anos. Alguns grupos são prioritários, como idosos, pessoas com deficiência e vítimas de violência doméstica. Também podem participar estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e beneficiários do Programa Universitário do Bem (ProBem). Como todos os outros candidatos, estudantes devem estar enquadrados nos requisitos básicos.
Leia Também
O presidente da Agehab Pedro Sales afirma que a expansão do programa continua. “Queremos chegar às famílias que mais precisam em todo o estado. A cada etapa que avançamos, é nítida a importância do apoio que estamos entregando às famílias. Temos recebido depoimentos que mostram a necessidade de pessoas que estavam perto de perder sua dignidade habitacional. O governador Ronaldo Caiado trabalha em todas as áreas e estamos atacando de forma intensa o déficit e a fragilidade habitacional dessas famílias”, reforça.
Quem pode participar?
– Pessoas e famílias com vulnerabilidade socioeconômica;
– Estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG);
– Beneficiários do Programa Universitário do Bem (ProBem).
Critérios gerais
– Inscrição no CadÚnico no município do aluguel
– Ser maior de 18 anos ou emancipado
– Domicílio em município do aluguel de no mínimo 3 anos
É necessário atender pelo menos um destes e comprovar documento:
Situação de moradia improvisada
– Ter perdido o financiamento imobiliário em virtude do não pagamento das parcelas
– Utilizar valor igual ou superior a 50% da renda ao custeio de aluguel ou estar com 75% da renda comprometida com endividamento
– Portador de deficiência ou tenha no núcleo familiar pessoa com deficiência – PCD
– Vítima de violência doméstica e familiar ou assistida por medida protetiva
– Família monoparental (somente pai ou mãe)
– Idoso
– Estudante universitário da UEG ou beneficiário do ProBem (frequência mínima de 75%)
– Ter renda familiar comprometida com dívidas formais, comprovado por pesquisa o SPC/SERASA
– Ser destinatário que tenha pleiteado a doação de imóvel de programa habitacional no Estado de Goiás com pedido pendente de apreciação
– Estar cadastrado em programas sociais do Estado de Goiás
Leia também: