No último sábado (18), um adolescente e 14 anos morreu, após tomar choque elétrico no momento em que usava o celular plugado na tomada, em Alexânia, região do Entorno do Distrito Federal.
De acordo com os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) os familiares disseram que a vítima estava no fundo da casa, com uma extensão e mexendo no aparelho quando sofreu a descarga elétrica.
Segundo a Polícia Militar, testemunhas relataram que escutaram um forte barulho no momento do acidente, e quando foram até os fundos da residência, perceberam que a vítima havia sido arremessado a alguns metros da tomada.
Portanto, de acordo com os policiais, os familiares não souberam informar se o choque foi provocado pelo aparelho celular ou se foi pela a extensão que o adolescente usava. O corpo do adolescente foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Anápolis, onde passou por perícia médica.
Cuidados ao plugar celular na tomada
Quando um celular estiver ligado na tomada para seu carregamento, é importante ter alguns cuidados, nem que seja para responder uma mensagem de texto ou atender uma ligação. Estas práticas são comuns, praticamente quase todo mundo faz isso. Mas existem situações que requer cuidados redobrados.
Leia Também
Veja algumas dicas:
Tire o celular da tomada durante chuvas fortes e de longa duração:
Durante tempestades, é possível que um raio atinja a rede elétrica da casa, gerando uma grande tensão que pode chegar até o celular. Há risco de choque se alguém estiver usando o telefone no momento.
Use carregador e cabos originais:
Os carregadores originais dos smartphones e outros produtos eletrônicos passam pela certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e contam com um selo. Eles possuem componentes mantém uma tensão muito baixa para dar choque. É a opção mais segura para carregar o aparelho em qualquer circunstâncias.
Carregadores paralelos que não são certificados ou recomendados pelas próprias fabricantes podem não ter alguns itens de segurança, além de possivelmente passarem mais carga do que o recomendado.
Bateria também original:
É importante também que a bateria instalada no aparelho seja original. Versões paralelas não passam pelas certificações de segurança. Fique atento com a expansão da bateria – se reparar que o celular está “inchado” ou que alguma parte da tela levantou, deixe de usar o telefone e o leve até uma assistência técnica.
Fique de olho também na temperatura: se o aparelho estiver esquentando mais do que o normal, procure um especialista.
Não deixe o celular carregando debaixo de um travesseiro:
É muito importante nunca abafar o celular enquanto ele estiver carregamento. Por isso, não deixe o aparelho de baixo de um travesseiro, cobertor ou até mesmo do seu corpo enquanto ele estiver na tomada.
Isso porque o aparelho naturalmente esquenta durante a carga e se não tiver ventilação adequada, pode superaquecer e causar problemas na bateria que geram risco à vida, como explosões.
Quando for dormir, deixe o aparelho longe de você e de objetos inflamáveis. É importante que você não seja pego de surpresa ou que corra grandes riscos caso ocorra um incêndio, por exemplo.
Em caso de telefonema, desconecte o celular do carregador:
Caso aconteça algum acidente e o aparelho sofra uma descarga elétrica, ele não estará perto do seu rosto. Também é uma boa ideia não usar fones de ouvido com fio durante o carregamento.
Não carregue o celular em locais úmidos, como banheiro:
Para evitar choques, não coloque o telefone para carregar em locais úmidos, como próximo a uma pia, banheira ou chuveiro. Também é importante não conectar ou desconectar o carregador com as mãos molhadas.
Se o aparelho estiver na tomada, procure usar calçado de borracha:
A borracha é um material isolante e pode proteger de eventuais choques elétricos.
Leia também:
- Mais dois casos de variante Ômicron são confirmados em Aparecida de Goiânia
- Vacinação Itinerante será em Paróquia do Conjunto Itatiaia nesta segunda-feira (20)
Leia mais sobre: Goiás