Goiás

Caiado promove etapa goiana da MotoGP 2026 no Grande Prêmio de Fórmula 1, em São Paulo

Caiado promove etapa goiana da MotoGP 2026 no Grande Prêmio de Fórmula 1, em São Paulo
Caiado promove etapa goiana da MotoGP 2026 no Grande Prêmio de Fórmula 1, em São Paulo

O governador Ronaldo Caiado levou o nome de Goiás ao circuito internacional do automobilismo ao promover, durante o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, a etapa goiana da MotoGP 2026. Com estande montado em Interlagos, o Estado apresentou ao público a preparação para receber, em março do ano que vem, a maior competição de motovelocidade do mundo.

A iniciativa faz parte das ações do Governo de Goiás para promover o retorno ao Brasil do MotoGP, após 22 anos. “Estamos implantando o máximo de sofisticação no nosso autódromo para termos a corrida mais veloz do mundo”, assegurou Caiado.

MotoGp

Durante o evento, o governador concedeu uma entrevista ao vivo à TV Band, emissora que transmite o GP do Brasil, e afirmou que a segurança pública goiana foi um dos fatores determinantes para garantir a realização de uma etapa da MotoGP em Goiânia. “Mostra o quanto é importante não só a segurança em todo o Estado, como também atender às exigências que são feitas”, disse ao se referir à ampla reforma em andamento no Autódromo Internacional Ayrton Senna. “Estamos recuperando tudo o que foi construído há 50 anos”, garantiu.

Na entrevista aos jornalistas Glenda Kozlowski e Elia Júnior, Caiado falou sobre a particularidade da pista goiana que faz sucesso entre os pilotos por ter uma das maiores retas do mundo. “A previsão é de chegar à velocidade de 378 km/h na reta de 1100 metros”, mencionou, ressaltando o cuidado que o governo estadual está tomando em construir uma zona de escape adequada para evitar a ocorrência de graves acidentes. Toda a estrutura passará por homologação da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Goiás faz história

Além de garantir o Brasil na rota da principal competição sobre duas rodas do mundo, após um hiato que já dura mais de duas décadas, a etapa em Goiânia tem outro fator histórico: o retorno de um brasileiro à categoria principal – o paulista Diogo Moreira. “Vai ser um momento especial. O Brasil brilhando, tendo alguém competindo, nós torcendo por ele e inaugurando esse retorno da MotoGP para o país”, projetou o governador.

Leia Também

Acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado, o governador foi recepcionado por Alan Adler, CEO da IMM Esporte e Entretenimento, empresa responsável pela organização do GP de São Paulo de F1 e pelo retorno do MotoGP ao Brasil. “Estamos juntos para construir um evento de excelência, que vai orgulhar o estado de Goiás, o nosso país. Vai trazer de volta a MotoGP depois de tantos anos, e ainda vamos brindar com um piloto brasileiro no grid”, celebrou.

F1

Desde sexta-feira (7/11), mais de 5 mil pessoas passaram pelo estande do Governo de Goiás, que mostra aos visitantes de Interlagos os detalhes sobre a etapa do MotoGP em Goiânia, que será de 20 a 22 de março do ano que vem. No local, uma tecnologia proporciona aos visitantes a experiência de simular uma volta de moto no Autódromo Ayrton Senna.

Apaixonado por automobilismo, Samir Moulaibb Filho, esteve no estande do Governo de Goiás e falou da expectativa para o MotoGP 2026. “Estou muito ansioso para essa corrida em Goiânia. A última que estive foi do Valentino Rossi, quando eu tinha uns 20 anos de idade, no Rio de Janeiro. Imagina, depois de tantos anos ter de novo esse momento”, afirmou.

A etapa brasileira de MotoGP posiciona Goiás como um destino estratégico para campeonatos de motovelocidade. Estudo feito pelo Instituto Mauro Borges (IMB) indica que o torneio vai movimentar a economia goiana em mais de R$ 868 milhões. O evento deve atrair 150 mil pessoas para Goiás, metade vinda de outros estados e do exterior. A corrida já tem 50 mil ingressos vendidos.

Fotos: Hegon Corrêa


Leia mais sobre: / Goiás

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares