Goiás

Campanha publicitária do Governo de Goiás alerta sobre adultização de crianças

Campanha publicitária do Governo de Goiás alerta sobre adultização de crianças
Campanha publicitária do Governo de Goiás alerta sobre adultização de crianças

O Governo de Goiás convida a população para refletir sobre a adultização de crianças, com o lançamento, neste sábado (11/10), de uma campanha de conscientização e alerta. Desenvolvida pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) com o conceito “Criança só precisa ser adulto quando crescer”, a iniciativa destaca de forma direta quem mais sofre com o comportamento: as próprias crianças. O assunto ganhou repercussão nacional no vídeo do influenciador Felipe Brassanim Pereira, o Felca.

A adultização é uma situação em que crianças e adolescentes são expostas a comportamentos e responsabilidades de adultos, seja com a sobrecarga de tarefas, cobranças excessivas em qualquer âmbito da vida ou o acesso a conteúdos inadequados. Isto significa que a aceleração de forma forçada compromete o desenvolvimento infanto-juvenil, obrigando crianças e adolescentes a adotarem atitudes e responsabilidades que não correspondem à sua idade.

A campanha é composta por filme para TV e internet, além de peças para o meio digital, como a página www.goias.gov.br/infancia-sem-adultizacao, que oferece orientações de como proteger crianças e adolescentes do ambiente digital, com supervisão constante no acesso à internet. A página esclarece que a adultização não está tipificada como crime na legislação brasileira, mas pode configurar violação de direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Especialistas em neurociência afirmam que a aceleração de forma forçada do desenvolvimento infanto-juvenil pode ter efeitos graves, como causar ansiedade, depressão, dificuldade de socialização, falta de empatia, problemas no processo de aprendizagem e dificuldade de atenção.

Fotos: Secom

Leia Também

Leia mais sobre: / Goiás

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares