Atendimento

Com apoio do Goiás Social, idosos mostram vitalidade no 1º Torneio de Futebol Aquático do EBV I

Idosos participaram da atividade que movimentou a unidade; cerca de 100 beneficiários passaram pela piscina, provando que idade é só mais um número

Eles têm mais de 60 anos e gostam de provar que ainda há muito para se viver. Na piscina, oito times mistos formados por homens e mulheres, com até 88 anos de idade, provaram que a prática esportiva é para todos. Essa é a turma da terceira idade do Espaço Bem Viver (EBV) I, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que participou do 1º Torneio Aquático da unidade, uma iniciativa do Goiás Social.

“Investir no esporte e no lazer é também investir na saúde física e mental da nossa população da terceira idade”, afirma a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, que completa: “Quando o governador Ronaldo Caiado assumiu o governo, fiz questão de visitar, de surpresa, todas as unidades. Saí muito preocupada dessas visitas. Pensei: esses espaços não podem continuar assim. Levantamos todas as necessidades do que era preciso ser feito. Hoje, acolhemos todas essas pessoas com mais conforto, cuidado e dignidade. Então, imagina a minha alegria ao saber como eles veem que a idade é apenas mais um número”, frisa Gracinha Caiado.

Disposição
Maria Gercina de Lima, a dona “Cota”, vai completar 89 anos em janeiro próximo, e era uma das mais animadas entre os participantes do 1º Torneio Aquático do EBV I. Na piscina, entre uma jogada e outra, mostrou agilidade e muita vontade de vencer. “As pessoas envelhecem porque acham que, depois dos 60 anos, não servem para mais nada. Aqui no EBV I, temos prova de que isso não é verdade. O movimento faz parte da minha vida”, afirma dona “Cota”.

Fora da piscina, muita apreensão na torcida, olhares atentos a cada jogada, vibração a cada ponto e, claro, muitas risadas. “Para a gente, é uma emoção muito grande. É algo que não tínhamos quando criança e, agora, descobrimos o quanto gostamos desses momentos. Só tenho a agradecer”, diz Dunalva Moreira da Silva, 67 anos, uma das “animadoras” de torcida.

Leia Também

Profissional de Educação Física do EBV I e juiz do torneio, Joel Gaspar da Silva Leão comenta sobre a importância da atividade para a terceira idade. “Atividades físicas contribuem para um envelhecimento saudável, estão ligadas à longevidade. Há ainda benefícios de socialização, a oportunidade de continuar tendo um grupo de amigos”, explica.

A unidade
O Espaço Bem Viver I é uma das cinco unidades da OVG e do Goiás Social que acolhem a terceira idade para atividades gratuitas. Desde 2019, a média mensal de pessoas atendidas no espaço é de 315, com atendimentos nas modalidades Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Entre as dinâmicas oferecidas pelo Goiás Social estão: hidroginástica, pilates, treinamento funcional, oficinas de artesanato e de inclusão digital, cozinha terapêutica, além de acompanhamento em psicologia e em fisioterapia para os idosos do Centro Dia.

Fotos: Mariana Moreira


Leia mais sobre: / Goiás

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares