Caso não ocorra atrasado na distribuição dos imunizantes por parte do Ministério da Saúde, em Goiás, o inicio da vacinação em crianças de 5 a 11 anos, está prevista para começar no próximo dia 17 de janeiro. É o que afirma a Superintendente Substituta de Vigilância em Saúde de Goiás, Cristina Laval, em entrevista a TV Anhanguera nesta quinta-feira (6).
Ainda de acordo com a Superintendente, até o fim deste mês, em média 3,5% da quantidade de doses devem ser destinadas para Goiás. No total, são 700 mil crianças nessa faixa etária em todo estado, segundo Cristina Laval.
Em Goiás, a ordem de vacinação nas crianças será por idade decrescente, é o que afirma o Secretario de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino. Ainda de acordo com o titular da pasta, o imunizante para crianças que foi aprovado pela Anvisa é a Pfizer, com dosagem e composição diferente para adultos. A ideia é de que, no primeiro trimestre deste ano, o Brasil receba 20 milhões de doses pediátricas da vacina. Para até o dia 13 de janeiro, a expectativa é que o país recebe cerca de 1,2 milhão de doses.
O esquema vacinal será feito com duas doses, em um intervalo de oito semanas entre as aplicações. O tempo, é superior ao período indicado na bula da Pfizer, que recomenda a vacinação com uma janela de três semanas entre cada dose. Para a criança se vacinar, de acordo com o MS, será necessário acompanhamento dos pais ou responsáveis ou uma autorização por escrito.
Leia também:
Leia Também
- Em novo exame, Rogério Cruz confirma infecção pela Covid-19
- CNH Social: inscrições começam na próxima segunda-feira (10)
Leia mais sobre: criança / Goiás / Vacinação contra Covid-19 / Goiás