O vice-governador Daniel Vilela participou, nesta terça-feira (18/11), do lançamento oficial do Campeonato Goiano 2026, durante a abertura da reunião do Conselho Técnico da Federação Goiana de Futebol (FGF) e a apresentação da bola oficial da competição, realizada no Castro’s Park Hotel, em Goiânia. O encontro marca o início da organização da 83ª edição da competição, reunindo dirigentes da FGF, representantes dos 12 clubes participantes e autoridades estaduais.
Daniel destacou o simbolismo do Goianão e o papel do futebol como elemento de integração social. Na ocasião, anunciou que em 2026 mais uma vez a TV Brasil Central (TBC) fará a transmissão do campeonato. “Estarmos organizando mais uma competição que a cada ano consegue evoluir mais forte, participativa, gerando audiência e presença nos estádios”, afirmou Vilela.
O lançamento reuniu os dirigentes dos 12 clubes que disputam o Goianão 2026: Abecat, Anápolis, Anapolina, Aparecidense, Atlético, Centro Oeste, Crac, Goiás, Goiatuba, Inhumas, Jataiense e Vila Nova. Nesta edição, duas novidades marcam o campeonato: o retorno da Anapolina à elite e a estreia do Centro Oeste na Primeira Divisão, após acesso conquistado na última temporada.
O vice-governador também fez questão de ressaltar a empolgação do governador pela competição. “Essa parceria nos deixa satisfeitos e o governador Ronaldo Caiado, que é um entusiasta do futebol goiano, tem feito questão de participar ativamente dos eventos esportivos e também do nosso Campeonato Goiano”, garantiu.
O presidente da FGF, Ronei Freitas, que está na Europa chefiando a delegação da Seleção Brasileira, encaminhou mensagem a todos os integrantes e representantes de clubes no Conselho Técnico. “É um prazer desejar boas-vindas a todos os clubes e autoridades. Que tenhamos um Goianão em 2026 com muito sucesso”.
Leia Também
Com as alterações do calendário nacional, o Ceo da FGF, André Pitta, explicou que essa edição terá mudanças importantes e que o conselho tem tarefa de definir um campeonato “que tenha qualidade, consistência técnica e financeira”. E acrescentou que é importante a participação de todos os clubes na definição do Goianão 2026. “Agora é hora de discutir e dar ideias. Com todos participando a chance de tudo dar certo é maior”, sublinhou.
O presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior, reforçou que para a TBC é uma honra integrar o projeto do Goianão mais uma vez, com a transmissão dos jogos em 2026. “Desejo boa sorte a todos e que a gente possa dar orgulho a todos os goianos”, salientou.
Homenagens
Durante o lançamento do Goianão 2026, A TV Brasil Central iniciou a entrega de homenagens que recebem o nome do ex-governador e pai do vice-governador, Luiz Alberto Maguito Vilela. A condecoração reconhece a dedicação de figuras públicas e comunicadores pela área esportiva. Daniel Vilela; o Ceo da FGF, André Pitta; o deputado federal Coronel Adailton; e o jornalista esportivo Evandro Gomes foram os primeiros agraciados.
Apoio
O Governo de Goiás também mantém iniciativas diretas de incentivo aos clubes goianos. Por meio do programa Nota Fiscal Goiana (NFG), os 12 times da primeira divisão recebem R$ 4 milhões anuais do Time Goiano do Coração. O repasse é dividido em quatro parcelas distribuídas de acordo com critérios técnicos, participação dos torcedores e sorteios realizados ao longo do ano.
Fotos: Lucas Diener
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Goiás
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares