Goiás

Goiás vai ter um centro de Terra Raras em Catalão

Goiás vai ter um centro de Terra Raras em Catalão
Goiás vai ter um centro de Terra Raras em Catalão

Catalão será sede do maior centro brasileiro de referência em terras raras. O anúncio foi feito pelo vice-governador Daniel Vilela nesta quarta-feira (20/8), durante as comemorações pelos 166 anos do município. A unidade de pesquisa será instalada em parceria com a Universidade Federal de Catalão (UFCat) e empresas internacionais, colocando o município no mapa estratégico da indústria tecnológica e automotiva.

“As terras raras têm sido motivo de discussão de geopolítica internacional e somos o estado brasileiro com maior potencial nesse minério. Com o apoio do Governo de Goiás, vamos criar esse centro de excelência em pesquisa e ciência para alavancar ainda mais a mineração”, afirmou Daniel. “Essa é uma notícia de grande importância, que deve trazer para esta cidade pesquisadores de todo o país”, completou.

O evento em Catalão também marcou a confirmação de que, em cinco dias, será assinada a ordem de serviço para duplicação da GO-330. O primeiro subtrecho terá 11,7 quilômetros, entre o Posto Policial de Catalão e o trevo da GO-305, com investimento de R$ 149 milhões. O projeto inclui restauração e alargamento da pista, nova pavimentação em três camadas de CBUQ, ponte de 60 metros sobre o Córrego Cachoeirinha e três alças de retorno.

“Voltaremos em poucos dias com as máquinas em operação. Essa obra é um desejo antigo da população e fundamental para a segurança e para a inteligência logística que vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento de Catalão e de toda a região”, disse o vice-governador.

Momento histórico
Para o secretário estadual de Infraestrutura, Adib Elias, a cidade vive um momento histórico. “Catalão vai receber inúmeros benefícios da infraestrutura estadual. Em poucos dias, iniciaremos uma frente de obras decisiva para a economia local”, reforçou.

Leia Também

O prefeito Velomar Rios comemorou o anúncio do Governo de Goiás. “Hoje recebemos o presente mais aguardado, que é a duplicação sentido Catalão–Ipameri. Essa conquista honra o que Catalão representa não só para Goiás, mas para todo o interior brasileiro”, completou.

Fotos: André Costa


Leia mais sobre: / Goiás

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares