Formação

Governo de Goiás fortalece qualificação de servidores com nova turma do Mestrado Profissional em Economia

Conduzido pela Escola de Governo, com certificação pela Universidade de Brasília, curso faz parte da estratégia de melhoria dos serviços estaduais e valorização de servidores; formação é gratuita e direcionada a efetivos

O Governo de Goiás anuncia a abertura de nova turma do Mestrado Profissional em Economia (MESP Goiás II), com início previsto para a segunda quinzena de abril. A formação é destinada a servidores estaduais efetivos, estatutários e celetistas, na ativa, de todas as unidades do Governo de Goiás. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e Secretaria da Economia.

A oferta do curso de mestrado integra a política de valorização e desenvolvimento de pessoas conduzida pela Sead, com protagonismo da Escola de Governo, consolidando-se como uma ação estratégica para o fortalecimento da capacidade técnica do funcionalismo público. O objetivo é qualificar servidores para uma atuação cada vez mais eficiente, transparente e orientada por evidências e dados na gestão pública. No caso do mestrado profissional, o objetivo é capacitar profissionais do Governo de Goiás que atuam em áreas ligadas econômica, desenvolvendo competências técnicas e práticas para solucionar problemas reais.

O edital e o processo seletivo da turma 2026–2028 do MESP têm previsão de abertura entre março e abril de 2026, com início das atividades acadêmicas na segunda quinzena de abril. As aulas serão quinzenais e ocorrerão de forma presencial, às sextas-feiras e aos sábados, na sede da Escola de Governo.

“Essa é mais uma iniciativa que reafirma o compromisso do Governo de Goiás com a capacitação permanente dos servidores e com o fortalecimento da gestão pública estadual. É também uma ação de valorização do servidor, ao oferecer a possibilidade de uma formação em uma das instituições de ensino mais renomada do país”, destaca o secretário da Administração, Alan Tavares.

Leia Também

Primeira turma
A primeira turma do Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (MESP) concluiu a formação no final de 2023, com a produção de 27 trabalhos com potencial para serem desenvolvidos, de forma prática, dentro do Executivo estadual. Os alunos desenvolveram seus estudos em duas linhas de pesquisa: ‘Economia no Setor Público’ e ‘Gestão Econômica Pública’. Os servidores produziram dissertações que abordaram e exploraram cientificamente temas do Estado de Goiás.

Curso de Nivelamento
Como etapa preparatória do processo seletivo, a UnB ofertará o Curso de Nivelamento, com início em 26 de janeiro e término em 20 de março. As aulas serão realizadas na modalidade virtual, ao vivo, às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 22h. O curso contempla conteúdos de Matemática, Noções de Estatística e Econometria, preparando os candidatos para as provas do mestrado, previstas para o dia 22 de março. Os interessados já podem acessar a página oficial do programa (https://mesp.unb.br), que reúne informações sobre cronograma, processo seletivo e pré-inscrição.

Fotos: Sead


Leia mais sobre: / Goiás

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares