Goiás

Gracinha Caiado entrega benefícios do Agro é Social em Luziânia

A coordenadora do Goiás Social e primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, participou nesta quarta-feira (15/10) do encerramento do Agro é Social em Luziânia. O evento é a segunda e última etapa da Regional Planalto que, somada à edição de Formosa, capacitou 1.495 goianos, dos quais 1.156 produtores rurais também receberam o cartão do Crédito Social. O investimento nos 19 municípios da região é superior a R$ 5,7 milhões.

“Goiás é um estado que produz mais de 30 milhões de toneladas de grãos. Por que esquecer a agricultura familiar? O pequeno produtor está ali trabalhando todo dia”, comentou Gracinha sobre a importância de prestar assistência aos milhares de homens e mulheres do campo que contribuem diretamente com a economia goiana. “E fico muito alegre em ver tantos produtores recebendo certificação e crédito para que possam comprar insumos e prosperar”, completou Gracinha.

O vice-governador Daniel Vilela lembrou dos avanços que o Entorno do DF tem alcançado desde 2019 em todas as áreas, como educação, saúde, segurança pública e social. Ele cumprimentou os beneficiários do Agro é Social e disse que, graças ao programa, agora possuem condições técnicas e financeiras para o desenvolvimento de novos negócios. “Vocês receberam qualificação e assistência técnica, e continuarão recebendo ao longo dos próximos anos”, assegurou.

Somente na etapa de Luziânia, foram 648 pessoas capacitadas e 497 beneficiadas com cartões do Crédito Social, que é o incentivo de até R$ 5 mil criado pelo Governo de Goiás para fortalecer pequenos empreendimentos rurais e fomentar a economia local. “Fiz o curso de bolo e meu plano é aumentar a minha renda. Agora vou comprar os produtos e começar a montar minha cozinha para a produção. Muita gratidão por poder concretizar meu sonho”, agradeceu Maria Gorete de Sousa, de 62 anos.

Além do curso de bolo caseiro, foram ofertadas especializações em apicultura, artesanato, avicultura, bovinocultura sustentável, doces artesanais, frangos desossados, fruticultura, horticultura, irrigação, panificação, piscicultura, processamento de leite, produção de conservas vegetais, quitandas e salgados. O segundo encerramento da Regional Planalto contempla produtores de dez municípios: Águas Lindas, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Corumbá, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso.

Leia Também

Parceiro do evento, o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, agradeceu o cuidado do Estado com a população goiana. “E cuida hoje, especialmente, do homem do campo, que é quem garante a comida na nossa mesa todos os dias”, disse o gestor. A estrutura do Agro é Social foi montada na Feira Municipal de Luziânia. No local, são oferecidos atendimentos jurídicos e de saúde, emissão de RG, serviços do Vapt Vupt e Agrodefesa, distribuição de Mix do Bem, entre outros.

Foco no campo
Tido como referência em inclusão produtiva do Brasil, o Agro é Social é promovido pelo Goiás Social, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Emater Goiás. Somente o Crédito Social, uma das vertentes do programa, já alcançou mais de 14 mil beneficiários em 193 municípios goianos desde 2019.

O Agro é Social focado no Entorno do DF apresenta “resultados promissores, fruto das políticas voltadas à inclusão e ao fortalecimento do segmento”, observou o titular da Seapa, Pedro Leonardo. “Essa região tem se destacado em todos os programas sociais voltados ao agronegócio”, concluiu o secretário. O presidente Emater, Rafael Gouveia, celebrou o fato de trabalhadores serem contemplados com iniciativas focadas no campo. “Reafirmo o nosso compromisso de continuar trabalhando pelos produtores rurais, pela agricultura familiar”, garantiu.

Fotos: Rômullo Correa


Leia mais sobre: / Goiás

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares