PUBLICIDADE

Inmet emite alerta de perigo para forte onda de calor no oeste goiano

onda de calor goiás oeste

No Oeste de Goiás ficam as cidades próximas do Rio Araguaia. (Foto: reprodução)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária emitiu, nesta quinta-feira (19), alertas de perigo para uma onda de calor no Centro-Oeste. Dentro do espaço onde haverá aumento das temperaturas, o oeste de Goiás – toda região Araguaia de norte a sul do Estado – aparece com alerta laranja.

O alerta laranja é o aviso é emitido quando as temperaturas máximas ultrapassam em pelo menos 5°C da média histórica do período para a região. O Inmet destaca que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno, ou seja, número de dias consecutivos de ocorrência, e não aos desvios de temperatura absolutos em si.

PUBLICIDADE

Além do oeste de Goiás, parte de Rondônia e praticamente todo estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul esta incluso no alerta laranja. Em outras partes do Brasil, uma grande massa de ar seco predomina sobre a região e atinge ainda o Sudeste e o Nordeste. Como consequência, essas áreas devem ter dias com poucas nuvens, sem chuva e com bastante calor.

Por outro lado, uma parte da região Sul está sob alerta laranja, mas com perigo para tempestades. O Inmet prevê chuvas de até 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h, com possibilidade de queda de granizo para as seguintes regiões. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos para essas áreas.

PUBLICIDADE

Em função das chuvas que já caíram e das que estão previstas para o estado, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para inundações no rio Jacuí, a partir de Cachoeira do Sul, e no rio Uruguai, de São Borja a Uruguaiana.

Leia Também
Categorias: Goiás
Carlos Nathan: