O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária emitiu, nesta quinta-feira (19), alertas de perigo para uma onda de calor no Centro-Oeste. Dentro do espaço onde haverá aumento das temperaturas, o oeste de Goiás – toda região Araguaia de norte a sul do Estado – aparece com alerta laranja.
O alerta laranja é o aviso é emitido quando as temperaturas máximas ultrapassam em pelo menos 5°C da média histórica do período para a região. O Inmet destaca que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno, ou seja, número de dias consecutivos de ocorrência, e não aos desvios de temperatura absolutos em si.
Além do oeste de Goiás, parte de Rondônia e praticamente todo estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul esta incluso no alerta laranja. Em outras partes do Brasil, uma grande massa de ar seco predomina sobre a região e atinge ainda o Sudeste e o Nordeste. Como consequência, essas áreas devem ter dias com poucas nuvens, sem chuva e com bastante calor.
Por outro lado, uma parte da região Sul está sob alerta laranja, mas com perigo para tempestades. O Inmet prevê chuvas de até 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h, com possibilidade de queda de granizo para as seguintes regiões. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos para essas áreas.
Em função das chuvas que já caíram e das que estão previstas para o estado, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para inundações no rio Jacuí, a partir de Cachoeira do Sul, e no rio Uruguai, de São Borja a Uruguaiana.