O Vale da Serra da Mesa, em Niquelândia, está pronto para ganhar vida com o 3º Festival Gastronômico Josephina’s – Comida de Tradição, de 07 a 09 de setembro. Prepare-se para mergulhar em sabores únicos, desde as Rapaduras de colher e a audaciosa tapioca “Maluquinho de Goiás” até o frescor do “Eldorado com baru e calda de manga”.
Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN) e com apoio de diversos parceiros, promete não apenas deliciar paladares, mas também celebrar a herança culinária e a identidade da região de forma emocionante.
Cada prato é uma história contada por meio do sabor, desde o Quebrador Josephinas até os Combinadinhos da Serra da Mesa. Os docinhos gourmet do cerrado e o encanto dos picolés, integram a comezaina com os Doces Josephina’s e a tradicional Paçoca de Senzala. Com o 3º Festival Gastronômico Josephina’s, o Vale da Serra da Mesa se torna um palco onde a tradição se funde com a inovação, e cada mordida é um convite para explorar a autenticidade da culinária local.
O evento reunirá 28 estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar e três cooperativas da agricultura familiar, totalizando 31 espaços para comercialização e exposição de produtos. Além de sabores tradicionais o festival será uma vitrine também para a inovação para vivenciar experiências como as guloseimas veganas.
O queijo do “leite de barú”, feito da castanha desse produto do cerrado, genuinamente brasileiro, foi batizado com o nome de Angatú, que na língua Tupi-guarani tem significados de “felicidade” e “bem estar”, promete conquistar paladares com seu sabor único.
Leia Também
O Josephina’s – Comida de Tradição é para toda a família e a programação de palco, repleta de boas apresentações, está imperdível. Musica de vários gêneros, apresnetações culturais, cozinha show no “Desafio aos Chefs” no preparo de receitas “A Josephina mais Granfina”, oficina infantil com receitas de tradição e a participação do grupo de teatro Mamulengos, entre outras atrações. O Chef Gilmar Borges, especialista em comida raiz, é o responsável por assinar o cardápio desde a primeira edição do festival.
Para a empresária Fernanda Rodrigues Melo, presidente da ACIN, o festival é uma experiência ímpar que valoriza a cultura, fortalece o turismo e a economia do município. “O Festival Josephina’s evidencia o melhor de nossa região, desde a música até as tradições culturais e, é claro, a gastronomia, aprimorando a oferta na cidade e orgulhando os “niquelandenses”, afirma.
Na edição anterior, o evento gerou uma média de R$250 mil em atividade comercial, atraindo cerca de 8 mil pessoas. Para este ano, o objetivo é superar tanto o número de participantes quanto o volume de negócios realizados, visando um impacto ainda mais significativo.
O município de Niquelândia tem uma história rica e diversificada, que remonta à chegada dos bandeirantes em busca de ouro e posteriormente, à descoberta das minas de níquel que transformaram o lugar.
A cidade conhecida pela exploração do mineral, é destacada também pelos seus atrativos, como o Lago da Hidrelétrica da Serra da Mesa, o quarto maior lago artificial do mundo em extensão e volume, o que favorece o turismo da pesca esportiva. As belezas naturais e a riqueza histórica tornam o município um destino imperdível para turistas e os apreciadores da boa comida.
Leia mais sobre: Goiás