Empresas aprovadas pela Agência Goiana de Regulação vão atuar em linhas que estavam sem serviço ou com atendimento precário
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Regulação (AGR), aprovou, nesta segunda-feira (9/2), novos requerimentos de empresas de transporte regular para a prestação de serviços em várias regiões do estado. Entre as linhas autorizadas, estão as que ligam Goiânia a Aragarças e cidades da região do Entorno do Distrito Federal. A habilitação dessas empresas é resultado de chamamentos públicos realizados pela AGR em 2023 e 2025.
Pelos editais, as empresas prestam os serviços de transporte intermunicipal de passageiros em regime de livre concorrência e liberdade tarifária, podendo se candidatar a mais de uma linha e com a possibilidade de trabalhar em trechos que já são operados por outras empresas. A habilitação técnica e jurídica, bem como os projetos técnico-operacionais, é analisada pela Comissão de Chamamento Público da AGR e submetida à aprovação do Conselho Regulador.
As autorizações para investidores interessados no setor de transporte de passageiros em Goiás foram retomadas há três anos pela AGR, que lançou vários chamamentos públicos para habilitação de novas empresas com o objetivo de atender linhas que estavam sem serviço ou com atendimento precário.
Dentre os pedidos aprovados estão da empresa Bruno Tur Transporte e Turismo Ltda. para operar as linhas Goiânia a Aragarças, via Iporá e Piranhas; e de Aragarças a Baliza, via Bom Jardim de Goiás. A empresa Viação Ouro Preto obteve autorização para explorar o serviço regular de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros na linha de Corumbá a Cocalzinho; enquanto a Fly Transportes Ltda. foi considerada habilitada para operar os serviços de transporte de passageiros na linha Goiânia a Varjão, via BR-060.
Leia Também
A UTB União Transporte Brasília Ltda. foi autorizada a explorar o serviço regular de transporte de passageiros na linha de Novo Gama à Cidade Ocidental, via BR-040, DF-290 e ABC; de Novo Gama a Valparaíso de Goiás I, via BR-040 e DF-290; e de Valparaíso de Goiás II à Cidade Ocidental, via BR-040, GO-521 e ABC. A empresa José Carlos Oliveira Transportes Brasil Ltda. foi autorizada a explorar o serviço regular de transporte de passageiros na linha que liga Rio Verde à cidade de Aragarças, via Montividiu e Iporá. A mesma empresa teve sua habilitação aprovada, ainda, para a linha Goiânia a Aragarças, via Iporá e Piranhas.
Fotos: AGR
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Goiás
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares