Goiás • atualizado em 05/01/2022 às 20:59

Procon Goiás irá notificar empresa que cancelou passagens promocionais à Europa

A empresa terá o prazo de 48 horas para apresentar a resposta e poderá sofrer as sanções administrativas. (Foto: Divulgação).
A empresa terá o prazo de 48 horas para apresentar a resposta e poderá sofrer as sanções administrativas. (Foto: Divulgação).

O Procon Goiás informou nesta quarta-feira (5) que vai notificar a empresa Iberia para esclarecer o motivo do cancelamento das passagens aéreas promocionais. Os produtos davam direito a viagens de ida e volta e foram colocadas à venda no dia 28 de dezembro para o trecho Rio de Janeiro-Paris por U$$ 118 (cerca de R$ 670).

A empresa terá o prazo de 48 horas para apresentar a resposta e poderá sofrer as sanções administrativas em caso de desobediência. De acordo com o Procon, a Iberia deverá explicar o motivo do cancelamento, quantos consumidores goianos foram afetados e o motivo de ter demorado 72 horas após a emissão dos bilhetes para fazer o cancelamento. 

Ainda segundo o Procon, solicitará documento que constem o preço médio praticado nos últimos seis meses para as viagens do aeroporto Internacional do Rio de Janeiro com destino a Paris, incluindo escala em Madri.

Outro pedido também feito pelo Procon Goiás, é sobre o período de uso das passagens e se havia um quantitativo fixo de bilhetes por pessoa e quantas passagens foram colocadas à venda.

O superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz, afirma que o órgão irá exigir a manutenção da validade dos bilhetes comprados, com base no Artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece o direito ao cumprimento da oferta.

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Até o momento, a empresa não apresentou qualquer justificativa legal para o cancelamento. O superintendente orienta os consumidores que compraram esses bilhetes a formalizarem a reclamação pelo Procon Web.

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