Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais vão de casa em casa para atender pacientes da Colônia Santa Marta, na grande Goiânia
O serviço de atendimento domiciliar do Governo de Goiás, oferecido pelo Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), foi selecionado como finalista de um dos maiores eventos globais de saúde, o Congresso Mundial dos Hospitais 2024. O projeto goiano foi avaliado como positivo por um comitê científico e agora será apresentado para mais de 1,4 mil profissionais de 70 países.
“Goiás dá bom exemplo em tudo que faz”, afirma o governador Ronaldo Caiado sobre a conquista. A iniciativa existe desde 2021, dentro do Programa Saúde no Lar, que leva assistência multiprofissional até pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), como modalidade de atenção substitutiva ou complementar. Desde sua criação, foram realizados 21.907 atendimentos.
A maioria dos contemplados são idosos e portadores de doenças crônicas, como a aposentada Cleuza Batista dos Santos Silva, de 69 anos. No conforto de casa, ela recebe acompanhamento mais próximo e personalizando, evitando deslocamentos desnecessários ao hospital. “É muito gratificante. Tenho dificuldade de locomoção por causa das sequelas da hanseníase, que descobri com 11 anos. Se não fosse isso, não conseguiria seguir com meu tratamento”, diz.
De acordo com o HDS, 45% dos pacientes atendidos têm alguma repercussão grave de acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, muitos utilizam dispositivos como sonda de alimentação e traqueostomia. “Nosso serviço representa uma nova era de cuidados de saúde, com foco na humanização e resolução das necessidades dos pacientes de maneira eficaz e compassiva”, pontua a diretora-geral da unidade, Mônica Ribeiro Costa.
Leia Também
A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. O atendimento abrange toda a região metropolitana de Goiânia e cidades localizadas até 50 km do hospital. Para fazer uso dos serviços, o encaminhamento da solicitação médica deve ser feito ao Complexo Estadual de Regulação (CRE).
Congresso
Organizado pela Federação Internacional dos Hospitais, em colaboração com a Federação Brasileira de Hospitais (FBH), o Congresso Mundial dos Hospitais 2024 reunirá líderes hospitalares e gestores de serviços de saúde para compartilhar conhecimentos, boas práticas e inovações no setor. O evento será realizado dos dias 10 a 12 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). Além do HDS, o outro finalista brasileiro é o Hospital Universitário de Lagarto (SE).
Fotos: HDS