Livros e Literatura • atualizado em 06/04/2021 às 13:27

Em novo livro, Padre Fábio de Melo traz reflexões a respeito da vida e da morte

Foto: Arquivo Pessoal/Facebook
Foto: Arquivo Pessoal/Facebook

Em livro “A hora da essência”, lançado pela Editora Planeta nesta segunda-feira (5), o autor Padre Fábio de Melo, que recentemente perdeu a mãe para a Covid-19, traz profundas reflexões a respeito da morte, em análise sobre a importância de reconciliar-se com si mesmo e valorizar a vida, antes que seja tarde.

A obra retrata, a partir de uma conversa entre Ana e Sofia, enfermeira e paciente, momentos antes da morte, a essência do agora. A história começa antes de a protagonista, Sofia, conhecer sua companheira de quarto, que espontaneamente, sem mais explicações, decide dedicar parte de suas férias para cuidar da paciente recém-chegada, internada às pressas.

Sofia se depara com a notícia de que não irá sobreviver ao câncer, diagnosticado inicialmente no pâncreas, mas que acometeu também outros órgãos. “Morrer requer liturgia. Da verdade. Viver o rito que nos põe diante de nós. Caem as escamas, vedam-se os caminhos, não sobrando mais respiro para as caricaturas que criamos de nós mesmos. Morrer requer coerência. Fazer o caminho de volta, redescobrir o sabor do manancial da verdade, estar em si, inteiramente reconciliado com as escolhas que lhe tornaram quem é”, diz o livro.

“A hora da essência” é “o resultado de quem sacrifica e celebra é a vida”. “Nada pode ser mais realizador. Não espere a morte para conquistar tão nobre riqueza”, diz o autor – também sacerdote, cantor, compositor e professor universitário -, na página 3 de sua nova obra.

Após momentos de solidão, retratados no livro, Sofia, já com a presença da enfermeira ao seu lado, passa a refletir sobre o passado, emergindo boas lembranças, mas também às cicatrizes deixadas por escolhas que hoje percebe equivocadas. Após um casamento de muitos anos terminar, ela passou erroneamente a culpar o único filho, que acabou fugindo de casa.

Por conta da doença inesperada, a protagonista de “A hora da essência” não teve tempo de conseguir informações sobre o paradeiro do filho, o que aumentou o tormento naquele que seria seu leito de morte. Neste processo, entretanto, Sofia toma atitudes para recuperar o que havia deixado para trás e encontrar sua verdadeira essência.


Leia mais sobre: / / Livros e Literatura

Recomendado Para Você