Manchete • atualizado em 03/08/2021 às 15:28

Goiânia ultrapassa a marca de 1 milhão em aplicação de doses de vacinas contra a Covid-19

Nesta segunda-feira (10) a Van Itinerante está no Parque Mutirama. ( Foto: Jackson Rodrigues)
Nesta segunda-feira (10) a Van Itinerante está no Parque Mutirama. ( Foto: Jackson Rodrigues)

Na última segunda-feira (2) Goiânia ultrapassou a marca de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. Do total de vacinados, 684.714 são de pessoas que receberam a primeira dose, 300.162 de segunda dose e 24.740 de dose única, somando 1.009.616 doses. Na cidade, 58,57% dos goianienses maiores de 18 anos já receberam pelo menos uma dose da vacina e 27,79% já foram totalmente imunizados. Para alcançar o número de mais de 1 milhão de vacinados, ontem, a capital goiana aplicou 6.419 doses em 24 pontos espalhados pela cidade. 

O prefeito Rogério Cruz visitou, na manhã desta terça-feira (3) a Área I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), que é um dos 26 pontos de vacinação contra a Covid-19 disponibilizados pela Prefeitura de Goiânia. Ao chegar no local, Rogério Cruz diz ”hoje é um dia histórico!”, durante coletiva de imprensa, o prefeito confirmou a marca alcançada pela capital goiana de 1 milhão de doses aplicadas e frisou a participação de todos envolvidos no processo de vacinação em Goiânia. 

Foto: Jackson Rodrigues

”Este é um esforço coletivo, que envolve servidores da saúde, da tecnologia, da comunicação e, de maneira especial, a atuação de voluntários como os estudantes da área da saúde, médicos dermatologistas, militares do Exército entre outros, além das diversas instituições que cedem seus espaços para a instalação de postos de vacinação”, reconheceu Rogério Cruz, ao afirmar que esse número vai continuar crescendo. ”Assim vamos garantir a proteção para toda a população da nossa cidade. Parabéns a todos!”, agradeceu

O processo de imunização da população de Goiânia está avançando conforme o recebimento dos imunizantes por parte do Ministério da Saúde. ”Chegamos a 1 milhão de doses aplicadas e isso mostra o compromisso da gestão municipal para com o cidadão goianiense”, comentou o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, ao pontuar a importância de as pessoas procurarem os pontos de vacinação para receber a dose de reforço contra a Covid-19. ”Lembramos que a segunda dose é muito importante para garantir a imunização”, frisou.

Nesta terça-feira (3), a capital segue vacinando, com agendamento, o público sem comorbidades com idade a partir de 33 anos, atende também integrantes dos grupos prioritários, com idade a partir de 18 anos, como trabalhadores da saúde, educação, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas. Além da aplicação de segunda dose em 12 pontos de vacinação. “Disponibilizamos esses pontos em diversos locais para facilitar o acesso da população à vacinação e não há necessidade de agendamento”, revelou Durval Pedroso. 

Leia Também

Na Área I da PUC-GO, localizada no setor Leste Universitário, as equipes de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão aplicando primeira e segunda doses de imunizante contra Covid-19 e quem procurou o local para receber a primeira dose foi o Glauber Augusto.

Estrutura para recebimento de doses da Pfizer

De acordo com Rogério Cruz, segundo o ministério da saúde, as novas doses que Goiânia irá receber a partir da próxima semana, maior parte delas serão da Pfizer. E Goiânia já está preparada para recebe-las também no drive-thru.

” Goiânia hoje está preparada para receber dose da Pfizer, e montamos estruturas para que possamos receber essas doses e aplicar inclusive, no drive-thru”, afirma Rogério Cruz.

Segundo o prefeito, estas estruturas são salas modulares com ar-condicionado, justamente porque a Pfizer necessita desta estrutura, então, ”hoje a capital está preparada e equipada para isso”, reforça Rogério Cruz.

Ocupação de leitos

Rogério Cruz afirmou durante a entrevista que atualmente, em Goiânia, a ocupação da taxa de leitos nas Unidades de Terapia intensiva (UTIs) encontram-se estável. Segundo ele, há mais ou menos um mês em que a taxa de ocupação de UTI vem sendo estabilizado.

” É importante lembrar que estamos preparados. Hoje, temos mais de 600 leitos aqui em Goiânia, entre UTIs e enfermarias. É importante lembrar que nós não devolvemos e não fechamos nenhum leito de UTI e de enfermaria desde quando assumimos a prefeitura municipal de Goiânia”, afirma Rogério.

Retorno às aulas

Durante a coletiva o prefeito Rogério Cruz também destacou sobre a vacinação para os profissionais da educação para o retorno às aulas presenciais. No dia 16 de agosto, estudantes da capital retornam às salas no formato híbrido com capacidade de 50% de ocupação.

Estamos com estudo para que os professores que ainda não tomaram a segunda dose da vacina, possam tomar de acordo com a possibilidade. Alguns já tomaram devido a idade, outros por comorbidades , e aqueles que ainda não tomaram a segunda dose estamos analisando junto a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Educação para que isso aconteça ainda essa semana, se possível for”, destaca Rogério Cruz.

Ainda segundo Rogério Cruz, todos os servidores da educação que já retornaram às atividades presenciais, estão fazendo o uso de EPIs ( Equipamentos de Proteção Individual) para que os pais e alunos estejam tranquilos que a Secretaria Municipal de Segurança e prefeitura estão dando todo apoio possível para que haja segurança nas escolas.

Leia também:


Leia mais sobre: / / / Manchete

Recomendado Para Você