Manchete • atualizado em 16/07/2021 às 13:59

Gustavo Mendanha reafirma defesa de candidatura própria no MDB

Gustavo Mendanha, (Foto: Reprodução/Arquivo)
Gustavo Mendanha, (Foto: Reprodução/Arquivo)

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, reafirmou através de suas redes sociais, na última quinta-feira (15) defesa de candidatura própria no MDB. A colocação de Mendanha foi após a reunião dos 27 prefeitos do partido que assinaram carta em defesa de aliança com o governador Ronaldo Caiado, na última quarta-feira (14). Gustavo Mendanha, que não assinou o documento, foi o único que não foi convidado.

”Sou do diálogo e acredito que o MDB Goiás tem todas as condições para apresentar uma alternativa aos goianos. O MDB, forjado na luta pela democracia, é uma instituição maior que todos nós. Por isso, devemos ouvir os filiados nos 246 municípios em um processo de consulta interna”, publicou Gustavo Mendanha em sua rede social.

Ainda segundo Gustavo Mendanha, a consulta poderá resultar em um processo de união da legenda. ”A partir desta consulta democrática devemos marchar unidos na posição do MDB de Goiás. Já dizia o Senhor Diretas, Ulysses Guimarães: “a história nos desafia para grandes serviços, nos consagrará se os fizermos, nos repudiará se desertarmos”, completou Gustavo.

O prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró disse que o erro de Gustavo Mendanha foi não ter comunicado os quadros do MDB sobre um possível interesse dele em ser candidato ao governo estadual, pois à frente dele em tese está o presidente estadual do partido, Daniel Vilela e que já foi candidato nas eleições de 2018, contra Ronaldo Caiado.

Pábio Mossoró ainda ressaltou que o prefeito Gustavo Mendanha é um quadro importante do MDB, e que deseja que ele permaneça no partido, por se tratar de uma importante liderança e ainda por ter uma boa administração em Aparecida de Goiânia.

Leia Também

Sobre o não convite a Gustavo Mendanha na reunião da última quarta-feira, Mossoró destacou que a presença dele poderia causar algum constrangimento, pelo fato de ele defender candidatura própria e um grupo de prefeitos propor aliança com Caiado.

Carta assinada

Uma carta assinada por 27 dos 28 prefeitos do MDB em defesa da aliança com Caiado, foi preparada para ser entregue ao presidente do partido em Goiás, Daniel Vilela. A carta dos emedebistas pede à direção do MDB que avalie com muita atenção e responsabilidade a aliança política com o governador Ronaldo Caiado.

”Não defendemos apenas uma aliança eleitoral. O que vislumbramos é a oportunidade de construirmos um grande projeto político e administrativo para o nosso Estado, unindo lideranças sérias, qualificadas e que tem compromisso verdadeiro com o futuro de Goiás”, diz trecho da carta.

O texto também destaca à possibilidade de Daniel Vilela integrar a chapa de Caiado em 2022 como vice. ” Não há dúvida de que os quadros extremamente qualificados do MDB podem somar forças com o atual governo para fazer a diferença em benefícios dos goianos. Temos agora uma grande oportunidade de mostrar, mais uma vez, porque somos há mais de 30 anos o maior partido de Goiás”, diz a carta.

Movimentação do MDB

O vereador de Goiânia, Henrique Alves (MDB), disse em entrevista que analisa toda a movimentação do partido de forma positiva. ”É um movimento representativo que vem dos quatro cantos do estado demonstrar um posicionamento. O partido está no caminho certo até para ouvir as suas bases, as lideranças que compõe o partido, sendo os prefeitos, de inicio, mas claro que ainda terá os vereadores, deputados para que o partido possa formalizar uma decisão”, destaca Henrique.

Segundo o vereador, sobre a decisão de aliança com Caiado ou candidatura própria, ainda não foi discutido com a bancada dos vereadores de Goiânia. Ainda de acordo com Henrique, o que pôde ser observado é que existe uma tendência para que o partido, pelo menos na câmara, siga o caminho de uma parceria.

Sobre a decisão do prefeito Gustavo Mendanha em seguir com candidatura própria, o vereador Henrique Alves disse que Gustavo tem uma história familiar no MDB, e independente da decisão sendo candidato a prefeito ou a governador, com parceria com Caiado ou não, ele acredita que Mendanha irá entender o posicionamento do partido. ” Por isso é importante ouvir as bases, ouvir o que a maioria do partido decida o caminho que for seguido”, afirma o vereador.

Henrique Alves finaliza dizendo que para ele hoje, o melhor caminho para o partido é sim uma parceria com Caiado.

Leia também:


Leia mais sobre: / Manchete

Recomendado Para Você