PUBLICIDADE

Pacientes do Hcamp de Porangatu morrem por falta de oxigênio após queda de árvore em rede elétrica

Uma árvore caiu sobre a rede elétrica e danificou um aparelho de oxigênio do Hospital de Campanha (Hcamp) de Porangatu, região norte de Goiás. 11 pacientes foram transferidos para um hospital da cidade de Uruaçu, a 130 km de distância de Porangatu,e outros dois idosos que também estavam internados na unidade, morreram. Os óbitos será investigados para saber se teve relação com a pane elétrica.

Segundo informações da prefeitura, uma árvore que fica dentro de um imóvel particular caiu naturalmente, atingiu a fiação elétrica e derrubou um poste, interrompendo o fornecimento de energia na região. O gerador do hospital foi acionado logo em seguida, mas o aparelho que fornece oxigênio a unidade, ficou danificado.

PUBLICIDADE

”Essa árvore comprometeu toda a parte elétrica. O hospital de campanha ficou sem energia e, com isso, foi acionado o gerador e ele aciona o compressor da rede de gases. Esse compressor teve um problema pela carga excessiva de energia”, destaca o secretário de saúde de Porangatu, Rafael Miguel.

Os pacientes foram transferidos em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros. Elas foram escoltados pela Polícia Rodoviária Federal. Os veículos foram abastecidos com cilindros de oxigênio.

PUBLICIDADE

Em nota, a prefeitura de Porangatu, disse que, em momento algum faltou energia, medicamento ou oxigênio aos pacientes em atendimento. ”Esclarecemos que não ocorreram mortes de pacientes no transporte, e que foram observadas todas as normas técnicas de segurança que o caso requer”, diz a nota.

Leia Também

A Polícia Civil também vai investigar o caso, segundo o delegado Luciano Santos da Silva, o sistema que faz produção do oxigênio sofreu um defeito e a correia quebrou. ”O que temos de informação é que isso pode ter acontecido por falta de manutenção. Vamos apurar se houve omissão por parte da Secretaria de Saúde ou do município”, afirma o delegado.

PUBLICIDADE

A prefeitura informou que assim que tiver conhecimento sobre essa denúncia feita à polícia irá se manifestar sobre o caso. A empresa que faz manutenção do equipamento danificado foi chamada para fazer os reparos necessários.

Leia também:

Leonardo Calazenço

Posts recentes

Prefeito Vilela assume vice-presidência de Infraestrutura da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos

O prefeito Leandro Vilela foi eleito vice-presidente de Infraestrutura da Frente Nacional de Prefeitas e…

% dias atrás

Mais de 618 mil pessoas podem se vacinar contra a Influenza em Goiânia

Mais de 618 mil pessoas fazem parte dos grupos prioritários aptos a receber a vacina…

% dias atrás

Mabel assume vice-presidência de Mobilidade da Frente Nacional de Prefeitos

Nomeação ocorreu durante a 87ª Reunião Geral da entidade, que reúne as maiores cidades do…

% dias atrás

Programa Goiás + digital está com período de adesão para ampliar acesso a internet

O Governo de Goiás publicou, na sexta-feira (4/4), chamamento público para que os municípios goianos…

% dias atrás

Na Tecnoshow Caiado assina protocolo para investimento de R$ 158 milhões

O governador Ronaldo Caiado ressaltou que é “preciso quebrar a burocracia e romper com a…

% dias atrás

Assistência religiosa a presos é prevista na Constituição, diz Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (7) que…

% dias atrás