PUBLICIDADE

Variante Gama conhecida como Cepa de Manaus, é identificada em análise laboratorial em Goiânia

Segundo o superintendente de saúde de Goiânia, 50 amostras foram mandadas para a análise. (Foto: Divulgação / internet).

O Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, em entrevista a Rádio Bandeirantes Goiânia na manhã desta sexta-feira (30) explicou como está a situação da doença na capital. Segundo o superintende, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) vem realizando o sequenciamento genômico de amostras, onde foi apresentado uma nova mutação da variante Gama, conhecida como Cepa de Manaus.

” Um ponto importante é que a SMS vem fazendo o sequenciamento de algumas amostras, mandamos 50 amostras de sequenciamentos na data de ontem (29), e o sequenciamento feito na região metropolitana junto ao laboratório privado demonstrou que está havendo uma mutação da variante Gama, Cepa P.1, conhecida como Cepa de Manaus. E essa mutação tenha tornado mais transmissível e mais infectante, ou seja, ela tem apresentado uma virulência maior”, explica Yves Mauro.

PUBLICIDADE

Ainda segundo Yves, atualmente a taxa de ocupação de leitos de UTIs em Goiânia está em 80,5% e na enfermaria chega a 68,6%. A taxa de transmissão está em 0,8%. O superintende ainda destaca a baixa procura por vacinação no drive-thru no Shopping Passeio das Águas.

”Nós temos estratégia de vacinação na população acima de 35 anos, tanto por agendamento quanto pelo drive-thru, porém, as vagas pelo agendamento foram rapidamente consumidas, ou seja, agendadas. E consequentemente, não observamos isso no atendimento pelo drive-thru, então uma estratégia que a SMS adotou para dar prosseguimento na vacinação no drive, e para que a população procure, em vista que estava baixa, foi diminuir a faixa etária para acima de 33 anos”, afirma o superintendente.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com superintendente, como as vagas pelo agendamento já foram preenchidas até a próxima segunda-feira (2), estão aguardando a chegada de novas doses para que possam abrir mais vagas no aplicativo ”Prefeitura 24 horas”. Yves explica que geralmente as vacinas chegam nos dias de quinta e sexta-feira, e até então não há previsão de novas doses para o município. Se até a próxima segunda-feira Goiânia não receber novas doses, a vacinação para primeira dose será suspensa na terça-feira (3) e será feita apenas a vacinação de segunda dose na capital.

Leia Também

Vale ressaltar que para se vacinar  no drive-thru do Passeio das Águas, não é necessário fazer o agendamento, porém, mesmo assim as pessoas não estão indo se vacinar no drive por conta da marca da vacina, de acordo com Yves.

PUBLICIDADE

” Nós acreditamos que um dos motivos pela a baixa procura no drive pode ser também relacionado ao tipo da vacina, que infelizmente as pessoas tem priorizado uma vacina e desfeito de outra. E a vacinação feita no drive-thru é com a vacina muitas vezes diferente da vacina feita nos centros de saúde, mas nós informamos a população que a vacina que estamos administrando hoje no município, AstraZeneca, Pfizer e Coronavac, são todas com efetividade superior a 70% contra casos graves e óbitos. Então não há motivo de priorizar uma vacina em detrimento a outra”, explica o superintendente.

Categorias: Manchete
Leonardo Calazenço: