A implantação do Serviço Voluntário Ambiental de Goiás é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A abertura do processo acontece nesta quinta-feira (28/11)com consulta pública sobre a minuta de instrução normativa tendo em vista procedimentos para participação dos cidadãos. Os interessados podem acessar a área de consultas públicas no site da Semad aqui.
O SVA foi instituído pela Lei Estadual nº 17.329/2011 e é definido como “atividade não remunerada, sem fins lucrativos, prestada por pessoa física nas unidades integrantes do Sistema Estadual de Unidades de Conservação. A legislação determina que o voluntariado no setor ambiental será exercido por meio da celebração do termo de adesão entre o órgão e o prestador de serviço voluntário”, explicou a Semad.
Pela legislação, as atividades passíveis de atuação de voluntários no setor ambiental do Estado são nas áreas de educação ambiental; monitoramento e gestão; prestação de informações aos visitantes das unidades de conservação; manutenção de trilhas; serviços administrativos; identificação de focos de incêndio e outros incidentes; grupos de resgate ou combate a incêndio, desde que devidamente supervisionados.
Segundo a secretária Andréa Vulcanis, a atividade voluntária nas áreas de conservação é importante e merece mais atenção do poder público. “Com a abertura da consulta, o Governo de Goiás visa regulamentar a atividade voluntária, cuja importância não se mede apenas pelos números de pessoas envolvidas, mas pelo caráter cívico, de envolvimento social em prol de um bem comum, que é o meio ambiente”, afirma. “Precisamos criar essa cultura do voluntariado como forma de evoluirmos enquanto cidadãos e sociedade”, conclui.
Leia mais sobre: Serviço Voluntário / Serviço Voluntário Ambiental / Meio Ambiente