A Apple removeu os aplicativos WhatsApp e Threads, de sua App Store na China, por ordem do governo local. A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters e a motivação se dá, conforme a publicação, em função de preocupações relacionadas à segurança do país.
Os aplicativos são de propriedade da Meta, que se recusou a comentar a respeito do assunto e enviou os questionamentos à Apple. Também não houve pronunciamento por parte da Administração do Ciberespaço da China.
“A Administração do Ciberespaço da China ordenou a remoção desses aplicativos da loja da China com base em suas preocupações com a segurança nacional”, disse a Apple, em comunicado enviado à agência de notícias. “Somos obrigados a seguir as leis dos países em que operamos, mesmo quando não concordamos”, salientou a empresa.
Os aplicativos Telegram e Signal também foram removidos da loja chinesa. Outros aplicativos da Meta, incluindo Facebook, Instagram e Messenger, permaneciam disponíveis para download, de acordo com a Reuters.