Mundo

Caiado debate parcerias sobre terras raras com número 2 da diplomacia dos EUA

Encontro com vice-secretário de Estado americano, Christopher Landau, coloca potencial goiano no centro do debate

O governador Ronaldo Caiado participou na quarta-feira (4/2), em Washington (EUA), de uma reunião bilateral com o alto escalão do governo norte-americano para tratar sobre a expansão da exploração de terras raras no território goiano. A convite da Casa Branca, o líder goiano esteve com o vice-secretário de Estado americano, Christopher Landau, apontado como o número 2 da diplomacia dos Estados Unidos, ocasião em que apresentou o potencial de Goiás na área.

Durante o encontro, ocorrido a portas fechadas, Caiado e Landau avançaram na discussão de parcerias estratégicas que o próprio governo norte-americano propõe em relação a minerais críticos. A pauta coloca Goiás no centro mundial do debate, já que é uma das principais localidades do Hemisfério Sul com ocorrência de terras raras. Atualmente, a única mina privada do segmento em atividade comercial no Brasil está localizada em Minaçu, no município no Norte do estado. Outro grande projeto orçado em R$ 2,8 bilhões está em implantação nos municípios de Nova Roma e Aparecida de Goiânia.

“Mostramos como Goiás, hoje, é uma ilha de segurança no Brasil. Tivemos a felicidade e a oportunidade de mostrarmos o potencial de minérios em nosso território. Em 2019, autorizamos a exploração de terras raras, algo que há muito tempo se tentava um entendimento. Falamos também sobre a política federal brasileira e como é condescendente com o crime, com facções elegendo representantes e fragilizando a democracia”, destacou. A possibilidade de uma parceria na área de segurança pública entre Goiás e os EUA está em análise.

Ainda na quarta-feira, Caiado teve uma sequência de compromissos estratégicos para Goiás na Câmara de Comércio dos Estados Unidos (U.S. Chamber of Commerce), maior organização de lobby empresarial do mundo. Além da exploração de minerais críticos, o líder goiano tratou a tarifação de produtos da economia goiana, atração de investimentos para Goiás e sobre o cenário político brasileiro.

Leia Também

As reuniões ocorreram na sede da organização e colocaram em pauta temas como a tarifas sobre o mineral vermiculita e o açúcar orgânico, barreiras que têm incidido sobre empresas em Goiás. Um dos encontros ocorreu com a diretora executiva do Conselho Empresarial Brasil-EUA (Brazil-U.S. Business Council), a capixaba Cássia Carvalho, que colocou a instituição à disposição do Governo de Goiás.

Ao falar aos integrantes da Câmara, Caiado destacou as potencialidades goianas. “Temos um estado que vem se industrializando e, cada vez mais, avança na transformação de seus produtos, ampliando as suas áreas de serviço”, citou. Ele apresentou a alta performance alcançada na segurança pública, educação, gestão fiscal e inovação tecnológica, fatores que, entre outros, conferem a Goiás um ambiente consolidado para investimentos.

O governador ressaltou que Goiás já colhe frutos de alianças estratégicas com grandes potências. “Tivemos uma parceria com o governo japonês e estamos em uma fase muito avançada com o governo americano”, afirmou Caiado. Ele citou como exemplo prático a mineradora Serra Verde, em Minaçu, que já recebeu aportes financeiros dos Estados Unidos e encontra-se em plena operação, consolidando o estado na cadeia global de produção de minerais críticos.

Caiado abriu ainda diálogo com o país norte-americano visando a aquisição de um aparelho de radioterapia por prótons para o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em Goiânia. O único existente no mundo foi produzido e está na Universidade Johns Hopkins, mundialmente conhecida pelas inovações em pesquisas médicas, situada na cidade de Baltimore, no estado de Maryland, próximo a Washington.

Fotos: Alexandre Parrode


Leia mais sobre: / / Mundo

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares