América do Sul • atualizado em 16/10/2023 às 14:57

Conheça Daniel Noboa, presidente eleito do Equador neste domingo (15)

A disputa presidencial ficou marcada por assassinatos políticos às vésperas da eleição
Daniel Roy-Gilchrist Noboa Azin, de 35 anos, é empresário e filho de um magnata dono de uma das principais exportadoras de banana do Equador. (Foto: reprodução)
Daniel Roy-Gilchrist Noboa Azin, de 35 anos, é empresário e filho de um magnata dono de uma das principais exportadoras de banana do Equador. (Foto: reprodução)

O empresário Daniel Noboa, de 35 anos, foi o presidente eleito do Equador neste domingo (15). Considerado o mais jovem da história do país a ganhar uma eleição, Noboa, que é centro-direita, venceu a disputa no 2º turno contra a candidata de esquerda Luisa González, herdeira do movimento político do ex-presidente Rafael Correa (2007-2017). A disputa presidencial ficou marcada por assassinatos políticos às vésperas da eleição.

Daniel Roy-Gilchrist Noboa Azin, de 35 anos, é empresário e filho do magnata Álvaro Noboa, dono da Noboa Trading, uma das principais exportadoras de banana do Equador. A sua carreira política teve início em 2021, quando foi eleito para a Assembleia Nacional. No Legislativo, foi presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Produtivo e da Microempresa.

O empresário é do partido Ação Democrática Nacional (Acción Democrática Nacional) e, como uma de suas promessas eleitoras, ele propôs acelerar procedimentos judiciais em prol do direito a um julgamento rápido e justo, além de defender a revisão das políticas de prisão preventiva e a melhora no treinamento de funcionários penitenciários.

Vale lembrar que as eleições do equador deveriam ser realizadas somente em 2025, mas foram antecipadas depois que o atual presidente do Equador, Guillermo Lasso, usou a cláusula constitucional conhecida como “morte cruzada” para dissolver a Assembleia Nacional depois de passar por um processo de impeachment. Lasso não disputou as eleições. Então, por isso, o “mandato tampão” de Noboa deve durar só 1 ano e meio, até o final da presidência de Lasso. Ele deve assumir o cargo em dezembro.

Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Danielo Noboa nesta segunda-feira (16), manifestando a disposição em aprofundar as relações bilaterais com o país sul-americano. “Meus parabéns para Daniel Noboa pela vitória nas eleições presidenciais do Equador. Meus desejos de saúde e sucesso no seu futuro mandato. Expresso minha disposição de seguir trabalhando pelo bem-estar dos nossos povos, tradicionalmente amigos, de aprofundar as relações bilaterais e de atuar pelo desenvolvimento da América do Sul”, escreveu Lula, em publicação nas redes sociais.

Leia Também

Leia mais sobre: Mundo

Recomendado Para Você