Comunicado diz que o líder religioso “deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado”
Dalai Lama precisou se desculpar depois que um vídeo polêmico viralizou na internet. O vídeo mostra o líder espiritual beijando uma criança na boca e depois pedindo para ela “chupar” sua língua, em um evento público no norte da Índia. Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (10), o escritório do Dalai Lama afirmou que “deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado”.
Continuando uma forma de amenizar a situação, que não deixa de ser grave, a nota diz: “Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmeras”.
O episódio aconteceu na cidade de Dharamshala em fevereiro, mas se tornou viral nas redes sociais no mundo todo apenas agora, já que muitos internautas estão criticando a ação de Dalai Lama. No vídeo, o menino pode ser visto se aproximando do ganhador do Nobel da Paz antes de perguntar se podia abraçá-lo, quando o líder espiritual de 87 anos chama a criança para o palco.
Após a interação, Dalai Lama aponta para os lábios e diz algo como um pedido de beijo na boca, puxa o queixo do menino e o beija, posteriormente mostrando a língua e pedindo que a criança a chupasse. O evento era realizando junto a M3M Foundation, braço filantrópico da imobiliária indiana M3M Group, com sede em Dharamshala, onde o Dalai Lama vive em exílio permanente.
Leia Também
Leia mais sobre: Mundo