Alerta • atualizado em 28/06/2023 às 19:49

Estudo diz que humanos bombearam tanta água subterrânea que eixo da Terra mudou; entenda

Entre 1993 e 2010, foi registrado que os humanos extraíram mais de 2.150 gigatoneladas de água subterrânea do interior da Terra
O eixo da Terra e seu movimento para o leste tem mudado a uma taxa de 4,3 centímetros por ano. (Foto: reprodução)
O eixo da Terra e seu movimento para o leste tem mudado a uma taxa de 4,3 centímetros por ano. (Foto: reprodução)

Um estudo um tanto quanto assustador sugeriu que os humanos retiraram tanta água subterrânea de reservas que ação está afetando o eixo da Terra. A água subterrânea, que fornece líquido potável para pessoas e animais, além de ajuda na irrigação das plantações quando a chuva é escassa, no entanto, tem mudado a Terra e seu movimento para o leste a uma taxa de de 4,3 centímetros por ano.

O relato foi divulgado por pesquisadores em 15 de junho na revista Geophysical Research Letters. “O polo rotacional da Terra realmente muda muito […] Nosso estudo mostra que, entre as causas relacionadas ao clima, a redistribuição das águas subterrâneas realmente tem o maior impacto na deriva do polo rotacional”, disse o principal autor do estudo, Ki-Weon Seo, professor do departamento de educação em ciências da Terra na Universidade Nacional de Seul, na Coréia do Sul.

Além destes relatos, os especialistas alegaram, também, que a mudança é observável até mesmo na superfície da Terra, pois contribui para o aumento global do nível do mar e para mudanças climáticas, já que a rotação do planeta tem tudo a ver com as mudança sazonais que envolvem as quatro estações.

Ainda sobre o estudo que examinou a Terra entre 1993 e 2010, foi registrado que os humanos extraíram mais de 2.150 gigatoneladas de água subterrânea do interior da Terra, principalmente no oeste da América do Norte e noroeste da Índia, de acordo com estimativas publicadas em 2010. A quantidade é tamanha que, se derramada no oceano, elevaria os níveis globais do mar em cerca de 6 milímetros.

Apesar de ser assustador, Ki-Weon Seo disse, em uma reportagem da CNN, que qualquer mudança de massa na Terra, incluindo a pressão atmosférica, pode afetar seu eixo de rotação. Mudanças de eixo causadas por mudanças de pressão atmosférica, porém, são periódicas, o que significa que o pólo rotacional vagueia e depois retorna à sua posição anterior

Leia Também

Isso, porém, não é motivo para ficar calmo, mas algo que mostra que nosso planeta é mais frágil do que parece. A extração da água em excesso, inclusive, aparece como segundo fator mais significativo na mudança da rotação da Terra, afirmou Seo. “Afetamos os sistemas da Terra de várias maneiras e as pessoas precisam estar cientes disso”, concluiu o cientista.


Leia mais sobre: Mundo

Recomendado Para Você