Apelidada de “Geleira do Apocalipse”, derretimento pode causar grande aumento do nível do mar
A geleira Thwaites, apelidada de “Geleira do Apocalipse”, localizada na Antártida está derretendo mais rápido do que o previsto e preocupando cientistas. Tanto o nome da geleira, quanto a preocupação, vem de que, como resultado do derretimento, haverá um aumento “catastrófico” do nível do mar, já que o bloco de gelo tem mais de 100 mil km², sendo maior que o estado de Santa Catarina – que tem 95 mil km².
Os estudos que relataram o rápido derretimento, também afirmam que parte do que a mantém no lugar é uma plataforma de gelo que se projeta para a superfície do oceano. A plataforma funciona como uma rolha, mantendo a geleira de volta à terra e fornecendo uma importante defesa contra o aumento do nível do mar. Porém, se trata de gelo, algo vulnerável dependendo da temperatura do clima.
Ainda de acordo com outros estudos, publicados recentemente pela revista Nature, cientistas afirmaram que, mesmo o derretimento de parte da plataforma de gelo ser mais lento do que se pensava, há rachaduras profundas que estão derretendo muito mais rápido. Eles atribuem essa situação Às mudanças climática do mundo e que afetam a geleira Thwaites.
” São bilhões de toneladas de gelo no oceano, o que já contribui com cerca de 4% do aumento anual do nível do mar”, diz a pesquisa. Para se ter ideia, já houve um recuo de 14 quilômetros nos últimos 30 anos, e que não tem mais volta. Além disso, cálculos sugerem que, em caso do derretimento completo da geleira Thwaites, o mar poderia aumentar, em média, 70 centímetros, o suficiente para deixar milhares de cidades alagadas.