PUBLICIDADE

Lula quer sediar COP30, em 2025, no Brasil, em cidade da Amazônia

Lula em discurso na Cop27, no Egito (Foto: Reprodução)

O presidente eleito, Lula (PT), demonstrou interesse em sediar, no Brasil, a conferência sobre o clima da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2025. Ele falou sobre o assunto duas vezes, nesta quarta-feira (16/11), durante participação na COP27, no Egito.

“Pode ficar certo que nós vamos falar com o secretário-geral da ONU e vamos pedir para que essa COP de 2025 seja feita no Brasil, que seja feita na Amazônia”, disse o petista em seu discurso no painel da Amazônia.

PUBLICIDADE

“Na Amazônia, tem dois estados aptos para receber qualquer conferência internacional, o estado do Amazonas e o estado do Pará”, acrescentou. “Aí vocês discutem entre vocês quem é que tem mais a oferecer do ponto de vista de infraestrutura.”

Mais tarde, Lula fez um pronunciamento na área da ONU e voltou a tocar no assunto. O petista propôs “duas importantes iniciativas, a serem apresentadas formalmente” por seu governo a partir do momento em que tomar posse.

PUBLICIDADE

“A primeira iniciativa é a realização da Cúpula dos Países Membros do Tratado de Cooperação Amazônica. Para que Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela possam, pela primeira vez, discutir de forma soberana a promoção do desenvolvimento integrado da região, com inclusão social e responsabilidade climática”, afirmou.

Leia Também
Categorias: Mundo
Domingos Ketelbey: