Demorou, mas a primeira ‘superlua’ de 2023 aparece na noite desta segunda-feira (3). O satélite da Terra parecerá mais brilhante no céu e será a “maior” lua cheia deste ano. Apesar disso, serão quatro ocorrências de ‘superlua’ nos próximos seis meses.
Além disso, haverá duas superluas em agosto, incluindo uma lua azul, que será a lua mais próxima da Terra este ano, de acordo com o The Old Farmer’s Almanac. A quarta e última superlua em 2023 nascerá em 29 de setembro. Confira o calendário das próximas luas cheias abaixo.
- 3 de julho: Lua dos Cervos
- 1º de agosto: Lua de Esturjão
- 30 de agosto: Lua Azul
- 29 de setembro: Lua Cheia
- 28 de outubro: Lua do Caçador
- 27 de novembro: Lua do castor
- 26 de dezembro: Lua Fria
Outra curiosidade deste ano é que embora a maioria dos anos tenha 12 luas cheias, 2023 terá 13 desses eventos lunares. Ainda em relação a ‘superlua’, este evento acontece, segundo o Dr. Shannon Schmoll, diretor do Abrams Planetarium na Michigan State University, por que a lua, de fato está mais próxima da Terra.
“Conforme a lua gira em torno da Terra, não é um círculo perfeito. Então, há pontos em sua órbita onde está um pouco mais perto ou um pouco mais longe da Terra. Quando o orbe atinge sua fase de lua cheia em um ponto em seu caminho onde está mais próximo da Terra, ele parece ser um pouco maior e ocorre uma ‘superlua'”, explica.