Levantamento da Prefeitura de Trindade mostra que cai número de testados positivo com sintomas de Covid-19, em Trindade. No dia 19 de março, 50.31% com sintomas da doença apresentaram resultado positivo. A partir do dia 22 de março registrou-se acentuada queda. Foram 20.15% (22/03), 14.40% (23/03) e 11.74% (24/03). A medida permite identificar e tratar com rapidez a população infectada e diminuir as internações. Nenhum paciente testado foi para a UTI.
A testagem da população com sintomas de Covid-19, em Trindade, é realizada desde o início da pandemia, há pouco mais de um ano. Em 2021, o procedimento foi intensificado com a aquisição de mais material para a testagem da população. A medida, que faz parte do Programa Pacto Pela Vida contra a Covid-19, tem o objetivo de rastrear moradores contaminados e fazer o monitoramento.
Estão montados, em Trindade, dois pontos de testagem, um na Feira Coberta (Região Central) e outro na praça ao lado do Ambulatório Sentinela (Região Leste).
O teste rápido antígeno swab está disponível para pessoas sintomáticas e é feito a partir de agendamento pelo telefone (3506-7108). A coleta de material é realizada pelo nariz do paciente que apresenta ao menos três dos seguintes sintomas da doença (febre, coriza, dor de garganta, tosse, fadiga, congestão nasal ou dor muscular).
O paciente pode ir a pé ou ainda de carro pelo sistema drive-thru. Ao chegar, basta apresentar o documento com identificação pessoal com foto, Cartão Família e comprovante de endereço.
Leia Também
O resultado do teste sai em 15 minutos. A Prefeitura de Trindade montou uma estrutura onde o paciente pode aguardar de carro ou então em uma cadeira, tudo com os cuidados básicos de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel em diversos pontos.
Ao receber o resultado positivo a pessoa passa por uma consulta médica no local. Caso sejam necessários exames complementares, já é feito o preenchimento do pedido e o encaminhamento. Em seguida, recebe o medicamento de acordo com a receita. A indicação é de isolamento e, todos os dias, a equipe médica liga para saber como está o paciente. Isso garante o isolamento dos casos ativos.
Com essas medidas foi possível a diminuição considerável de internações. Dos 1.300 pacientes, a partir do dia 03/03, que testaram positivo somente um foi internado e nenhum transferido para a UTI.