PUBLICIDADE
Categorias: Notícias

Aparecida lança obras de pavimentação para acesso a polo aeronáutico e campus da UFG

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, lançou nesta quarta-feira, 12 de agosto, no Paço Municipal, o início das obras de pavimentação do eixo Leste-Oeste 04 que dará acesso ao novo centro de serviços de aviação e também ao Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), ligando ambos à BR 153. Na ocasião, foi apresentado o projeto final e o cronograma do Antares Polo Aeronáutico. 

O Eixo 04 é a primeira obra iniciada dos cinco Eixos Viários Estruturantes Leste-Oeste que integram o Programa de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio, com custo de mais de 35 milhões de dólares por meio de financiamento junto a Corporação Andina de Fomento.

PUBLICIDADE

“Esse acesso vai garantir o impulsionamento da Região Leste de Aparecida, já que permite a conexão direta de um ambiente de geração de emprego que serão gerados com o Antares Polo Aeronáutico, com uma universidade, onde se desenvolve a mão de obra qualificada”, explicou Gustavo. As obras do novo aeroporto estão previstas para começar em março de 2021 e deve gerar cerca de 3 mil postos de trabalho ainda na implantação.

Durante a apresentação, os empreendedores  tiveram a oportunidade de expor o projeto final do que será o único polo aeronáutico do centro-norte do País, que traz o conceito urbanístico de Aerotrópolis, inédito em Goiás. O novo centro logístico tem como objetivo atender a demanda por serviços, não apenas voltados para voos executivos, mas manutenção de aeronaves formando uma cadeia produtiva completa voltada para o setor e impulsionando a economia local. 

PUBLICIDADE

“Vivemos um momento muito favorável para a aviação executiva, considerando as tendências de privatização dos aeroportos em todo o mundo.  Aparecida de Goiânia converge todas as potencialidades que um projeto como esse requer: é altamente industrializada e está no coração do país, a 210 quilômetros de Brasília”, pontuou o empresário Marcos Campos, que está frente do projeto. Já Romeu Neiva, que também integra o grupo empreendedor, lembrou da vocação da cidade para se tornar uma smartcity. “Todo o projeto foi pensado com grande inovação tecnológica e baseado em pesquisas socioeconômicas que comprovaram que a cidade demanda por um polo de serviços”.  

Leia Também

Capitaneado por um grupo empreendedor formado pelas  empresas Tropical Urbanismo e Incorporação, Innovar Urbanismo/Aeroar e CMC/BCI, o Antares Polo Aeronáutico abrangerá uma área de 2,096 milhões de m², com pista para pouso e decolagem de 1,8 mil metros, terminal de embarque e desembarque, posto para abastecimento, pista de acesso aos hangares (taxiway), Fixed Base Operator (FBO) entregue completo para assistência aos proprietários de aeronaves, estacionamento para visitantes e área destinada para  helicentro e hotel.

Uma área de 654 mil m² será destinada para receber hangares de aviação executiva, de manutenção de aviões, escolas de aviação, empresas de compra e venda de aeronaves, peças e fornecedores em geral.

PUBLICIDADE

A área está categorizada no plano diretor do município como zona aeroportuária e as empresas que se instalarem terão incentivos de IPTU e ITU, além de pagarem ISSQN de 2% tanto durante a obra quanto durante a prestação do serviço. “É importante lembrar que não há concessão. As empresas que se instalarem no Antares serão as proprietárias dos seus espaços”, destacou Marcos Campos. 

Altair Tavares

Posts recentes

Caiado ressalta tecnologia utilizada para construção da GO-210

O governador Ronaldo Caiado vistoriou nesta segunda-feira (07/04) as obras de restauração e duplicação da…

% dias atrás

Vilela assume cargo representativo sobre Infraestrutura da Frente Nacional de Prefeitos

O prefeito Leandro Vilela foi eleito vice-presidente de Infraestrutura da Frente Nacional de Prefeitas e…

% dias atrás

Mais de 618 mil pessoas podem se vacinar contra a Influenza em Goiânia

Mais de 618 mil pessoas fazem parte dos grupos prioritários aptos a receber a vacina…

% dias atrás

Mabel assume vice-presidência de Mobilidade da Frente Nacional de Prefeitos

Nomeação ocorreu durante a 87ª Reunião Geral da entidade, que reúne as maiores cidades do…

% dias atrás

Programa Goiás + digital está com período de adesão para ampliar acesso a internet

O Governo de Goiás publicou, na sexta-feira (4/4), chamamento público para que os municípios goianos…

% dias atrás

Na Tecnoshow Caiado assina protocolo para investimento de R$ 158 milhões

O governador Ronaldo Caiado ressaltou que é “preciso quebrar a burocracia e romper com a…

% dias atrás