Agora, nesse momento de crise provocada pelo coronavírus, as empresas têm se empenhado ainda mais para oferecer todas as condições de trabalho saudável e evitar a disseminação da doença. Um exemplo é o segmento da construção civil. Construtoras têm investido em tecnologia e recursos humanos para orientar seus trabalhadores acerca de como se prevenir do contágio nos canteiros de obras e outras áreas. “A construção civil foi um setor que parou por pouco tempo em Goiás, então foi essencial criarmos protocolos e medidas de segurança para nossos colaboradores”, destaca o diretor da regional da empresa em Goiânia, Thiago Galvão.
Os trabalhadores da Brasal Incorporações passaram a contar com um ambiente online desenvolvido pelo setor de tecnologia do grupo Brasal em Brasília – voltado para todas as empresas que integram a holding. Responder a um questionário de saúde passou a ser rotina nas retomadas para todos os colaboradores em momentos de volta ao trabalho, seja após retorno de férias, licenças, atestado ou após suspensão por decretos. A intenção foi produzir fichas com histórico dos trabalhadores, que devem também fazer a atualização semanalmente. Caso algum funcionário apresente sintoma que chame atenção para a Covid-19, uma equipe de saúde, incluindo um médico, já passa a fazer acompanhamento por teleconsulta, inicialmente.
O diretor corporativo de Recursos Humanos, Carlos Frederico Cavalcante, ressalta que por trás do questionário existe um protocolo rígido de triagem. “É um trabalho totalmente necessário e essencial. Estamos evitando qualquer internação, pois atuamos de forma preventiva. Para a saúde pública também é um grande serviço à comunidade, visto que orientamos o colaborador dentro de casa, com sua família. Assim, inibimos a propagação e contágio do vírus e criamos uma onda de conscientização e conhecimento dos trabalhadores de todos os níveis da empresa”, ressalta.
Há cinco anos na Brasal, o conferente de obras Johnny de Matos Soares, de 33 anos, está atualmente na construção do Reserva Parque Areião, no Setor Marista, em Goiânia, e conta que gostou bastante do questionário. “Recebemos um link que dá acesso ao questionário e as perguntas são sobre viagens, sintomas, pessoas que tivemos contato. É bem fácil de manusear e mesmo os trabalhadores que não têm tanta intimidade com tecnologia conseguem responder, todos tiveram facilidade”, ressalta. Ele revela ainda que as perguntas também são feitas diariamente aos colaboradores quando chegam na obra.
Dia a dia
Leia Também
Outra medida foi o investimento do profissional de saúde dentro das obras. Ao longo de dois meses a enfermeira Viviane Cristina Silva percorreu diariamente as três obras da Brasal Incorporações que estão em construção em Goiânia e também na sede administrativa. “Eu prestei orientações gerais referente aos cuidados necessários para prevenir a Covid-19, tanto no trabalho quanto em casa e no transporte. As informações foram passadas através de palestras e também de orientações para os trabalhadores pelos andares na construção”, relata ela, que ainda dava dicas de alimentação.
A engenheira de planejamento, Custo e Controle da empresa em Goiânia, Sarah Stefan Rabelo, ressaltou que a profissional de saúde levou muito conhecimento ao dia a dia das obras. “A enfermeira além de agregar com informações seguras, ajudou a manter os cuidados ao longo dos dias, tornando-os um hábito. Em todo momento teve uma comunicação muito assertiva, sempre ajudou a buscar soluções para manter as frentes de trabalho ativas, mas com segurança. Com o tempo, e cheios de dúvidas, os próprios colaboradores iam muito em busca de seus esclarecimentos”, relata a engenheira Sarah.