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Cartão virtual é utilizado em um terço das compras online no Brasil, aponta Nubank

Fonte: Nubank via Facebook

Uma das fintechs que mais vem crescendo no Brasil, o Nubank divulgou um relatório revelando que cerca de um terço dos seus clientes utilizam o cartão virtual para realizar compras online. Utilizar cartão de crédito, principalmente o virtual, é tido por especialistas como uma das opções mais seguras na hora de comprar via internet, já que é mais fácil solicitar estorno, além de dificultar as fraudes. 

O cartão virtual é uma das ferramentas ofertadas pelos bancos e aparece como uma proteção eficiente contra golpes comuns que aumentam bastante no fim do ano, com datas de grandes vendas para o comércio, como a Black Friday e o Natal. Quando o cliente utiliza o número temporário que é gerado na hora do pagamento, ele fica mais seguro, já que o e-commerce não tem acesso aos dados do seu cartão físico. Além disso, caso ocorra alguma fraude, o cliente poderá solicitar o cancelamento do cartão virtual para evitar uma cobrança injusta. Outra vantagem que a ferramenta oferece é a maior facilidade na identificação da origem da cobrança caso apareça um valor suspeito em sua fatura, por conta da numeração diferenciada.

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Segundo o levantamento do Nubank, em fevereiro o uso do cartão virtual em compras online era de 29,8%, saltando para 35,7% em agosto, último mês em que os dados foram coletados. O movimento de aumento na utilização do cartão de crédito para compras online costuma alcançar seu pico neste período de fim de ano, com a Black Friday e o Natal próximos, já que as promoções ofertadas costumam atrair mais consumidores. No que tange aos produtos mais procurados, a preferência do brasileiro mudou este ano. Por exemplo, custos com viagens e lazer foram trocados por serviços de streaming, delivery de restaurantes e produtos eletrônicos. Além deles, a procura por jogos online como Fortnite, Among Us e Free Fire também passou a fazer parte da rotina do brasileiro, e plataformas como a Casinos pt, que oferecem os mais novos cassinos virtuais com bônus de boas vindas, também vêm assistindo a um crescimento exponencial. Elas contam com uma variedade de jogos novos para não deixar os usuários caírem na mesmice, além de métodos de pagamento rápidos e seguros. 

O relatório também apontou que a quantidade de compras online aumentou durante o período de crise sanitária, e alcançaram números esperados somente para 2023. Contudo, a quantidade de compras presenciais reduziu. A partir da análise dos dados, acredita-se que a aquisição de produtos via internet no final do ano aumentará ainda mais o uso do cartão. Mas, mesmo com uma maior digitalização, os brasileiros vêm gastando menos no crédito. O Nubank também registrou um aumento na função Guardar Dinheiro, onde seu saldo rende automaticamente.

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Plataforma digital do governo alcança números impressionantes

Fonte: Governo do Brasil via Facebook

Um outro indício da popularidade da digitalização dos serviços é o grande número de brasileiros que vêm aderindo à plataforma digital do governo, que já conta com 84 milhões de usuários. Esse número representa 62% dos usuários de internet no país, e a plataforma integra, em um único local, acesso à carteira de trabalho digital, Meu INSS, carteira digital de trânsito, dentre outros serviços. A quantidade de usuários registrados atualmente é 40 vezes maior que no início de 2019, quando somente 2 milhões de pessoas usavam a ferramenta. Até o ano de 2022 o governo federal tem o intuito de digitalizar todos os serviços, e até o momento 2.481 dos 3.900 serviços prestados foram adaptados para a plataforma.

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Ciro Avelino, Secretário Adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia, fala que a implementação deste trabalho de digitalização de serviços até o momento tem gerado uma economia projetada de R $591 milhões ao ano para os cofres públicos. Além disso, com os serviços digitais existe uma estimativa de que a própria população vai poupar até R$1,54 bilhão ao ano com as despesas relacionadas à renovação de documentos.

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Em relação às críticas de usuários, Avelino diz que elas têm sido levadas em consideração, e que a plataforma já está sendo aprimorada. E do total dos 40 serviços que os brasileiros mais utilizam, somente quatro ainda não passaram por uma digitalização total. Mas, por exemplo, obter a carteira de trabalho, o passaporte, solicitar o seguro-desemprego e sacar o abono salarial já podem ser feitos através da plataforma.

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Redação AT Online: