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Gastronomia de shopping conquista goianiense

O hábito de se alimentar fora de casa tem sido cada vez mais incorporado à rotina dos brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, o brasileiro gastava 25% de sua renda com alimentação fora de casa. Os dados vão ao encontro do que a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação divulga: em 2018, o setor cresceu 14,2%. Em Goiânia, esse comportamento se reflete principalmente nos Shoppings, que nos últimos anos aglutinaram uma série de restaurantes e conquistaram os clientes.

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Para além da praça de alimentação com redes de fast food, há um movimento crescente na capital de restaurantes de renome que optam por abrir a casa em grandes centros de compras. Na visão da professora e Chefe da Escola de Gastronomia da Faculdade Cambury, Tatiana Lacerda, essa estratégia é extremamente vantajosa também para os consumidores, que estão rodeados de opções em um só lugar. “As pessoas estão ali em busca do mesmo objetivo que é se alimentar e hoje nos shoppings de Goiânia conseguem oferecer opções com bastante qualidade.” 

Um dos exemplos em Goiânia é o Órion Complex. O complexo acolhe restaurantes de alto padrão, como o Bienna Cortes Especiais. A casa está há um ano e quatro meses de portas abertas e é especialista em carnes nobres. De acordo com o proprietário do estabelecimento, Guilherme Moreira, a segurança é um dos fatores principais que justificam estar em um shopping. “O cliente se sente mais seguro e nós também”, garante. Outro ponto positivo é a sinergia entre os interesses, “porque há aqueles que vêm conhecer o restaurante e acabam conhecendo o shopping e vice-versa.” 

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O empresário Leandro de Oliveira Pereira Batista é cliente assíduo do Bienna. Ele e a família frequentam o local desde a inauguração da casa e, segundo ele, vários fatores fazem que seja cliente de carteirinha. “A segurança é um fator determinante, assim como a comodidade e o estacionamento.” Segundo Leandro, mesmo com esses argumentos, o principal motivo é a qualidade do restaurante. “O Bienna poderia ser em qualquer endereço de Goiânia que nós iríamos. Acredito que há uma simbiose entre o shopping e o restaurante, eu sou frequentador do Órion por conta do Bienna”, garante. O empresário evidencia a importância de restaurantes de renome estarem em shoppings e assim formar um polo gastronômico. 

Diversidade 

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O local também conta com unidade exclusiva do Grá, badalado restaurante liderado pelo chef Ian Baiocchi, localizado no ponto mais alta cidade. A vista dos mais de 175 metros altura é uma atração à parte e exclusiva. Outro restaurante de renome que compõe o polo gastronômico do Órion é o Murano, que apresenta a arte da gastronomia contemporânea. De acordo com o proprietário do local, Sandro Muniz, a comodidade é um dos principais fatores que o levaram ao shopping. “O cliente vai encontrar um bom serviço e uma alimentação de qualidade. Além disso, ele tem a oportunidade de outros consumos”, afirma. 

Ele concorda que um dos pontos decisivos para a instalação do restaurante no shopping é a segurança, além da comodidade. “O estacionamento em lojas de ruas é um problema e quando o cliente procura um restaurante de um polo gastronômico em shopping tem a certeza de que vai encontrar vaga e que vai estar em segurança”, detalha Sandro. 

Além dos restaurantes, o Órion também é lugar de pausa para o cafezinho. A franquia PopCorn Gourmet escolheu o complexo para abrir a loja conceito da marca, com as tradicionais pipocas, cafés, chás e sucos. Outra opção é o Saborea Té y Café com opções de bebidas quentes e geladas. A conhecida rede Kopenhagen, também está no Órion.

Categorias: Notícias
Altair Tavares: