Empresas mundo afora estão buscando novas formas de se relacionar com os clientes, neste cenário sem a possibilidade de atendimento presencial. Se antes quase tudo era feito de forma presencial, agora boa parte do serviço oferecido está no ambiente virtual e a procura por aplicativos de videoconferência disparou para as mais variadas reuniões. Esse novo normal também já se estabeleceu na gestão condominial em Goiânia Inclusive as tradicionais assembleias de condomínio.
O Skype registrou um aumento de 70% em março no número de usuários cadastrados e o Zoom, plataforma que ficou mundialmente conhecida nesse contexto, foi de 10 milhões de usuários em dezembro para mais de 200 milhões em abril. A Microsoft informou que houve um aumento de 500% na quantidade de reuniões usando o Teams, app da empresa para gerenciamento de equipes e comunicação corporativa. A utilização do Google Meet, em abril, estava 25 vezes maior que em janeiro deste ano.
Em Goiânia, a City Soluções Urbanas e a OM Inc realizaram a primeira assembleia geral de instalação de maneira virtual em Goiás para a entrega do DOT Bueno Residence, localizado na Rua T-37, no setor que dá nome ao empreendimento. Cerca de 60 pessoas, que receberam os convites por e-mail, participaram da videoconferência, a qual aconteceu através da plataforma Zoom e teve o objetivo de escolher síndico, subsíndico, conselho e empresa administradora. Os participantes votaram virtualmente e a ata da assembleia foi registrada em cartório.
Saldo positivo
A diretora da O.M. Inc, Ana Flávia Canedo, observa que a tecnologia já estava em uma crescente, mas como os brasileiros culturalmente preferem o contato presencial, ela ainda não havia sido usada com tal finalidade. “Foi necessário nos adaptarmos ao cenário de isolamento físico e, a partir dele, experimentarmos novas maneiras de nos relacionarmos. O modo virtual de convivência está sendo um aprendizado. Nós nos adaptamos, levamos isso para nossa realidade e para facilitar a vida dos nossos clientes. O empreendimento estava pronto, por que não fazer a entrega através de uma videoconferência? Foi perfeitamente possível”, conta.
O diretor da City Soluções Urbanas, João Gabriel Tomé, ressalta que casos de entregas virtuais foram estudados e um advogado de São Paulo, que conduziu uma assembleia no mesmo formato foi contratado para dar segurança ao momento. “Foi uma experiência positiva, tudo muito prático e organizado e recebemos feedback positivo de nossos clientes. Até o momento de perguntas ocorreu bem, ficou fácil e as dúvidas foram esclarecidas. A adesão também nos surpreendeu, até porque temos clientes de outros locais, os quais normalmente não participavam de assembleias”, contou ele, que já revelou uma segunda entrega assim. “Daqui dois meses teremos outra entrega e independente se já poderá ter reunião presencial ou não, faremos de forma virtual novamente”.
Assembleia
Gerente comercial da ABL Prime, Ricardo Marrath, empresa que foi escolhida para a gestão do DOT Bueno Residence, conta que em São Paulo, as reuniões virtuais em condomínios já aconteciam, mas, em Goiânia, foi a primeira vez. “Porém, o cenário que vivemos fez com que as pessoas se adaptassem”, salienta ele, confirmando ainda que os condôminos aderiram sem contraposições. “A adesão foi maior que a presencial, pois às vezes tem alguns investidores que não podem comparecer quando a reunião é presencial e na on-line existe a facilidade de participar de onde estiver”, afirma.
Ricardo explica que o rito da assembleia geral de instalação foi o mesmo de uma versão presencial e a votação foi até mais rápida, por não ser em cédula, mas virtual. “O resultado foi positivo e a tendência é continuar com esse modelo após a pandemia. É uma comodidade para o condômino, que não precisa se deslocar, é prática, objetiva, dinâmica e normalmente rápida, mas o tempo vai depender do tema da reunião e da quantidade de unidades do condomínio”, ressalta o gerente, que neste período de isolamento já realizou seis assembleias virtuais.
Leia Também
Leia mais sobre: Notícias