PUBLICIDADE

Governo federal reduz custeio para UTIs em Goiás

O Governo Federal reduziu em 40% a verba para investimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento de Covid-19 em Goiás. A informação foi publicada nesta terça-feira (9), pelo Jornal O Popular, com informações da Folhapress.

De acordo com a notícia, o Ministério da Saúde chegou a custear, no segundo semestre do ano passado, 418 leitos no Estado, sendo que agora este número é de apenas 251. Com a redução, as despesas vêm sendo mantidas por estados e municípios.

PUBLICIDADE

Em Goiânia, no Hospital de Campanha, 50 dos 100 leitos de UTI oferecidos estão sendo pagos pelo estado. E, em Porangatu, as dez vagas existentes estão sendo totalmente mantidas com recurso municipal e estadual. Anápolis e Itumbiara também têm vagas pagas com verba do estado.

O custo total de uma diária de UTI é de 2.500 a 3.000. Após habilitação do Ministério da Saúde, o governo federal repassa o valor de R$1.600,00 para cada diária de internação em um leito montado pelo estado ou município.

PUBLICIDADE

Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), segundo o Popular, a instância do Sistema Único de Saúde (SUS) local decidiu solicitar ajuda para o custeio de 366 leitos de UTI para tratamento da Covid-19.

Leia Também

No entanto, o técnico da Diretoria de Políticas Públicas da SMS de Goiânia, Sérgio Nakamura, alegou estar abrindo leitos mesmo sem financiamento federal. A secretaria municipal de Aparecida de Goiânia também alegou ter capacidade para aumentar o número de leitos, conforme a demanda.

PUBLICIDADE

Ainda conforme o Popular, o Ministério da Saúde informou estar analisando a habilitação de 138 novos leitos e a prorrogação de outros oito, em Goiás. A pasta informou, ainda, que os leitos criados e custeados no ano de 2020 tinham vigência limitada ao ano fiscal. O órgão, porém, solicitou crédito suplementar de R$5,2 bilhões ao Ministério da Economia, para o custeio principalmente de leitos de UTI para pacientes com Covid.

Mel Castro

Posts recentes

Deputados da esquerda entendem que decisão sobre Glauber Braga é ataque a todos eles

Deputados do Psol e do PT anunciaram obstrução às votações em Plenário como crítica à…

% dias atrás

Glauber Braga do PSOL pode ser cassado após decisão do Conselho de Ética da Câmara

O Conselho de Ética da Câmara aprovourepresentação que pede a cassação do deputado Glauber Braga…

% dias atrás

Juros médios cobrados pelos bancos chegam a 43,7% ao ano em fevereiro

A taxa média de juros para as famílias e as empresas chegou, em fevereiro, a…

% dias atrás

Lista suja do trabalho escravo tem 155 novos empregadores incluídos

O Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão foi atualizado pelo…

% dias atrás

Tarifaço: negociação individual é fim do multilateralismo, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a se dizer preocupado com as decisões…

% dias atrás

Censo Escolar aponta crescimento de ensino médio e tempo integral em Goiás

Levantamento do Censo Escolar 2024 mostra que Goiás se destaca entre os estados com maior…

% dias atrás