Notícias • atualizado em 27/06/2020 às 16:45

Reconhecimento gera motivação dentro de empresa

O sucesso de uma empresa dentro de um mercado cada vez mais competitivo depende de diversos fatores como a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, bom trabalho colaborativo, compromisso, entre outros. Todas essas atividades dependem diretamente dos colaboradores. Especialistas em gestão de pessoas asseguram que a satisfação deles faz com que produzam mais e melhor, aumenta o engajamento e torna o ambiente de trabalho mais leve. 

Além disso, um corpo de funcionários engajados contribui muito para a evolução da estrutura organizacional da companhia. A Right Management, empresa global especializada em gestão de empresas, realizou uma pesquisa e chegou à conclusão de que os profissionais motivados são 50% mais produtivos. A pesquisa ouviu 30 mil pessoas de 15 países, sendo 10 mil delas brasileiras. Premiar o funcionário por seu bom desempenho é uma forma de reconhecer o esforço dele para torná-lo ainda mais motivado e produtivo. Pensando nisso, muitas empresas adotam o “funcionário do mês”. 

Em Goiânia, a Brasal Incorporações implantou o método de valorização em suas obras. O engenheiro responsável pela construção do Reserva Parque Areião, no Setor Marista, Farley Barbo Ribeiro, explica que a votação é feita mensalmente pelos engenheiros, mestres de obra e encarregados de produção e elege um premiado entre os colaboradores da empresa e um entre os terceirizados. “Dentre os votados é feita uma pontuação de 0 a 100, considerando os critérios, que são assiduidade, produtividade e pontualidade, organização e limpeza, segurança no trabalho e relacionamento”, destaca.

Os vencedores ganham uma cesta básica e têm o nome com a foto e a ficha de avaliação disponibilizados no mural da obra durante todo o mês. “É um programa muito bem aceito pelos funcionários, tem até disputa entre eles para ver quem será o ganhador. Eles sabem os critérios, procuram cumprir todos, como a assiduidade, por exemplo”, salienta o engenheiro Farley sobre a premiação desenvolvida pela Brasal Incorporações.

Ganhadores
O ajudante geral Carlos de Sousa Santos, de 40 anos, trabalha no canteiro de obras do Reserva Parque Areião e foi o ganhador do mês de janeiro. Natural do Tocantins, onde atuava na área rural, ele está em Goiás há sete anos, trabalhou cinco anos atrás na Brasal e no final de 2019 retornou para a empresa, que é a única por onde passou que possui este tipo de ação. “Eu gosto, pois depende apenas do nosso esforço. É muito importante, valoriza o funcionário”, considera.

Leia Também

Já em fevereiro, o vencedor foi o encanador Raimundo Nonato Vieira de Carvalho, de 39 anos e que está na incorporadora desde 2014. “É um prêmio que motiva as pessoas. Não é difícil ser destaque, depende da gente. Sou rigoroso onde trabalho, gosto de aprender e sigo sempre a política da empresa”, conta ele, que ganhou a uma vez quando era ajudante na obra do FlamPark e agora na nova função, que exerce no Reserva Parque Areião.  

A Brasal Incorporações busca sempre valorizar seus colaboradores e é constantemente reconhecida por isso. A construtora ganhou nos últimos três anos o prêmio Great Place to Work (GPTW), o qual organiza o ranking das melhores empresas para se trabalhar no Centro-Oeste. O resultado se baseia em uma pesquisa junto aos funcionários que avalia a percepção deles em relação à empresa. “Nós da Brasal acreditamos que o bem-estar do colaborador é fundamental para o seu bom desempenho e, consequentemente, o desempenho da empresa. Por isso prezamos tanto por buscar atendê-los e incentivá-los da melhor forma possível”, destaca o diretor da filial da construtora em Goiânia, Thiago Galvão.


Leia mais sobre: / / / / Notícias

Recomendado Para Você