Em tempos de carnaval, bebedeira e festas, há uma preocupação geral no que diz respeito a disseminação de doenças, especialmente as sexualmente transmissíveis. Segundo dados da Unaids, a agência da ONU especializada na epidemia, o Brasil vai na direção oposta da média mundial e registrou, entre 2010 e 2018, um aumento de 21% no número de novas infecções por HIV.
É alarmante, considerando que em números absolutos, o Brasil registrou 44 mil novos casos em 2010. Em 2018, esse número foi de 53 mil. De acordo com o divulgado pelo Ministério da Saúde no final do ano passado, há uma epidemia da doença, principalmente em homens jovens, na faixa etária de 25 a 39 anos.
Em Goiânia, a Brasal Incorporações, preocupada com a saúde de seus colaboradores, promove nesta sexta-feira (21), que antecede o carnaval, uma palestra que trata justamente deste assunto. Em parceria com Serviço Social da Industrial (Sesi) uma palestra com o tema Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), ministrada por uma equipe de enfermeiros, para cerca de 150 trabalhadores da obra do Cena Marista. Eles receberão informações sobre as várias doenças e poderão esclarecer dúvidas sobre o tema. Preservativos também serão distribuídos entre os presentes.
“Consideramos importante que a comemoração seja aproveitada, mas com responsabilidade. Por isso, procuramos sempre levar conhecimento aos nossos trabalhadores”, ressalta o diretor da filial de Goiânia da Brasal Incorporações, Thiago Galvão. Após a palestra, o educador físico do Sesi, Érik Yuri comandará um aulão motivacional com grito de carnaval, distribuição de adereços, exercícios de ginástica laboral e brincadeiras. Ao final, ele também dará algumas dicas de saúde.