Após semanas de negociações, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) aceitou se ministra do Planejamento no futuro governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Informações divulgadas através de fontes ligadas a emedebista, é que ela já teria até mesmo recebido, da equipe de transição de Lula, o organograma de como ficará a pasta sob sua gestão.
Conforme o jornal O Globo, o processo ainda não está oficializado, assim como a nomeação de Marina Silva para o ministério do Meio Ambiente, pasta a qual Tebet também foi sondada para assumir, mas ela negou.
Simone Tebet ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições, e no segundo turno aptou por apoiar Lula afim de receber um espaço no governo petista. Inclusive, às negociações desde o começo sondou-se pelo Ministério do Desenvolvimento Social, pasta a qual a senadora demonstrou maior interesse, mas que foi cedida para o petista Wellington Dias.
Nesta quarta-feira (28), Lula deve anunciar os ministérios que ainda não foram definidos. Ao todo, serão 37. Destes, 21 já foram anunciados.