O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convidou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Uunião BrasilB), e o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) para a posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, no dia 10 de dezembro, em Buenos Aires.
Caiado aceitou o convite e deve participar da comitiva brasileira majoritariamente conservadora, que também inclui os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Gilson Machado (PL-BA), os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Jorge Seif (PL-SC), o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Jorginho Mello (PL-SC).
A viagem da comitiva brasileira à Argentina é um sinal de apoio ao novo presidente argentino, que é considerado um político ultraliberal. Milei venceu as eleições presidenciais no último domingo (19), derrotando Sergio Massa, candidato governista.
Em sua conta no Twitter, Caiado congratulou Milei pela vitória. “Numa bela festa democrática, os argentinos votaram, com maioria robusta, em um projeto de mudança, cansados que estão de uma sucessão de governos populistas que levaram o país a uma crise profunda, atolado numa inflação que já passa dos 140%”, escreveu o governador.
Conservadores com políticas econômicas convergentes, Bolsonaro e Milei compartilham ideias semelhantes sobre economia e política. Ambos são críticos do intervencionismo estatal e da inflação.