Política

Caiado defende tecnologia na fiscalização das eleições

Foto: Hegon Correa
Foto: Hegon Correa

O governador Ronaldo Caiado defendeu o uso de recursos tecnológicos para otimizar a fiscalização nas eleições e tornar a democracia cada vez mais plena. “Mais do que nunca é importante que o sistema eleitoral brasileiro tenha toda a estrutura, com o máximo de acesso à inteligência artificial, capaz de fazer o mais extenso rastreamento sobre a origem de candidatos e até a sua capacidade de gastos, mas também por quem o sustenta”, ressaltou. A fala ocorreu durante palestra inaugural no 89º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), em Pirenópolis, nesta quinta-feira (9/10).

A apresentação marcou o início das atividades do evento, que reúne desembargadores, diretores-gerais e assessores de comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) de todo o país. Caiado ministrou palestra e destacou que o Brasil precisa avançar na regulamentação de ferramentas tecnológicas, que, segundo ele, atualmente esbarram em regras retrógradas. “O Brasil está perdendo o seu momento”, alertou. “O desafio do mundo é: quem dominar a inteligência artificial, quem tiver estrutura de banco de dados, vai conseguir alavancar para cada um dos seus setores”, reforçou.

Durante sua fala, Caiado ressaltou os avanços tecnológicos implementados em Goiás, posicionando o estado como referência nacional em inovação e regulação da inteligência artificial. Ele destacou iniciativas em pesquisa, legislação e apoio a startups, que vêm transformando a gestão pública e os serviços oferecidos à população. “Goiás é o único estado que já tem a sua lei de inteligência artificial aprovada. E já tem aqui o Centro de Excelência em Inteligência Artificial, com vários alunos formados na Universidade Federal em inteligência artificial e também na área de Engenharia da Computação”, pontuou.

Presidente do TRE de Mato Grosso do Sul e atual presidente do Coptrel, o desembargador Carlos Eduardo Contar agradeceu a presença de Caiado e reforçou a importância do encontro como espaço de articulação institucional. “Chegamos a três décadas de união em prol do destino comum, voltado à melhoria das atividades judiciais e administrativas eleitorais”, ressaltou. “Nenhum outro está tão junto da sociedade, tão mais próximo das expectativas e vivenciando a realidade dos cidadãos do que os juízes e os tribunais regionais eleitorais”, defendeu.

O evento prossegue nesta sexta-feira (10/10), quando os debates se voltam para os desafios da democracia diante dos novos autoritarismos. Ao final do encontro será realizada a leitura e assinatura da Carta de Pirenópolis, documento que visa consolidar as principais diretrizes para atuação conjunta dos TREs no país. “É uma oportunidade que temos de nos encontrarmos, aplicarmos e conhecermos novas técnicas de combate, principalmente, das fake news e deepfake, identificarmos novos instrumentos nesta atuação combativa e nos encontrarmos com os vários segmentos da justiça eleitoral”, afirmou o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga.

Leia Também

Leia mais sobre: Política

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares