Política • atualizado em 17/10/2019 às 10:56

Caiado planeja enviar projeto de Reforma da Previdência para a ALEGO na segunda, 21.

Ronaldo Caiado, ao centro, na secretaria da Educação, confirma plano da reforma ao lado do presidente da FGM, Haroldo Naves (foto Hegon Correia)
Ronaldo Caiado, ao centro, na secretaria da Educação, confirma plano da reforma ao lado do presidente da FGM, Haroldo Naves (foto Hegon Correia)

Em entrevista na sede da secretaria da Educação de Goiás, o governador Ronaldo Caiado (DEM) afirmou que o plano do governo do Estado é enviar o projeto de Reforma da Pevidência goiana na segunda, 21, para início da análise e votação dos deputados estaduais. “Eu devo mandar na segunda-feira”, disse ele.

O governador deixou claro que pretende ser o primeiro Estado a fazer a reforma, independente da aprovação do mesmo projeto na Câmara dos Deputados e da análise da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que inclui os governos estaduais na Reforma.

“Hoje o buraco é quase R$3 bilhões de reais. Daquí dez anos serão de R$6 bilhões de reais. Com isso, eu não vouesperar que Goiás chega no quadro que se assemelha ao Rio de Janeiro e ao Rio Grande do Sul. E, com a responsabilidade que tenho, sei que sou o primeiro Estado no Brasil. Vou apresentar a proposta de reforma da previdência. O presidente da Federação dos Municípios (Haroldo Naves) acaba de me solicitar também a inclusão de municípios. Da minha parte não terá menor dificuldade. Isto aí fica a critério da inclusão a um apoiamento a uma demanda dos prefeitos e caberá aos deputados estaduais avaliar a situação na Assembleia Legislativa”, disse o governador.

Antes, revela o Chefe do Executivo, pretende fazer uma reunião entre os poderes para apresentação do projeto, mas a data do encontro ainda não foi confirmada.

Nos bastidores, fontes informam que a Reforma da Previdência estadual incorpora os pontos do mesmo projeto na área federal. Entre eles, a adesão ao Regime Geral da Previdência. Na prática, os servidores estaduais goianos (de todos os poderes) passarão a se aposentar com o teto do INSS.

Leia Também

Outro ponto que mexe com os servidores públicos estaduais é a idade mínima para a aposentadoria e o tempo de contribuição. Neste ítem, o conteúdo do projeto é o mesmo da Reforma da Previdência já está definido como 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.


Leia mais sobre: / / Política

Recomendado Para Você