O governador Ronaldo Caiado participou, no sábado (31/1), em Iporá, no Oeste goiano, do encerramento do 18º Encontro Nacional de Muladeiros, considerado um dos maiores eventos do gênero no mundo. Na ocasião, Caiado ressaltou o destaque de Goiás em âmbito nacional na segurança pública e afirmou que também cumpriu seus objetivos na educação, saúde, geração de empregos, programas sociais e no avanço tecnológico durante seus dois mandatos.
“Se hoje o Governo de Goiás é respeitado em todo país, é porque temos aqui a melhor polícia do Brasil. Nós temos, sem dúvida nenhuma, a maior segurança pública. Temos homens preparados e capazes de mostrar que aqui bandido não se cria, ou muda de profissão, ou se muda do estado de Goiás”, disse.
O chefe do Executivo goiano destacou ainda a importância do evento para o estado e reafirmou o apoio do Governo de Goiás. “Trabalhamos para garantir um evento com cada vez mais conforto para aqueles que vêm disputar e vamos ampliando nossa infraestrutura aqui a cada ano”. Caiado conferiu de perto as Provas de Marcha, acompanhou a tradicional queima do alho, onde o público provou a autêntica culinária das comitivas, e assistiu o concurso de berrante.
O evento é um dos mais aguardados pelo município pelo fomento à economia local, o que movimenta o comércio, a rede hoteleira, o setor de alimentação, transporte, serviços e turismo. Segundo Corival Vieira, presidente da Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (Amog), o número de participantes superou as expectativas. “2026 foi uma surpresa muito grande para nós, a gente não contava com a quantidade de comitivas aqui dentro, mas o povo, mais uma vez, vestiu a camisa e veio”.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, destacou os avanços e o progresso em Goiás nos últimos 7 anos. “O setor rural sabe, mais do que nunca, de todo o apoio que o governador Ronaldo Caiado sempre deu durante seus dois mandatos”.
Leia Também
A programação, organizada pela Amog, conta com atrações culturais, artísticas e exposição de muares, que participam de provas de marcha, morfologia, laço, apartação e rédea. O evento reúne cerca de 10 mil pessoas entre visitantes, criadores, competidores, além de contar com delegações e admiradores de outros países.
Fotos: Hegon Correa e Remisson Sales
Leia mais sobre: Brasil / Goiânia / Política / Política
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares