Ronaldo Caiado e Rio Verde no lançamento da internet 5G. Foto: Hegon Corrêa.
O governador Ronaldo Caiado lançou nesta quinta-feira (3/11), em Rio Verde, a rede de internet móvel de quinta geração (5G) para o agronegócio, em caráter experimental. O chefe do Executivo de Goiás destacou a importância da tecnologia no combate às pragas.
“Vai trazer resultado para o produtor rural, economia no combate às pragas, resultado financeiro ao agricultor, além de resguardar o meio ambiente”, disse o governador em solenidade de ativação do sinal da chamada Internet das Coisas (Internet ofThings – IoT).
Com esta iniciativa, o estado de Goiás se torna pioneiro nesta tecnologia, Rio Verde sendo a primeira cidade. Caiado falou da importância para o agronegócio do país.
“ Isso é o que há de mais importante em termos de tecnologia. Todo Brasil vai voltar os olhos para Rio Verde nos próximos meses”, lembrou o governador.
O Coordenador de Políticas e Investimentos do Ministério das Comunicações, Marcelo Romão, apontou os as vantagens.
“Todas as diretrizes vão mudar o cenário com essa nova tecnologia.”
As duas primeiras torres de transmissão do 5G, em caráter de prova de conceito, foram instaladas em dois pontos de Rio Verde: um na Fazenda Nycolle, o outra no Parque Tecnológico do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, destacou a tecnologia e economia que o projeto trás.
“Que o ganho real seja para o produtor rural, esse que alimenta o mundo e que todos dependem dele”, disse.
O secretário-chefe Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, explicou a importância que é uma tecnologia como esta instalada em Rio Verde.
“Quando falamos de tecnologia não existem ações isoladas que façam realmente efeito. Tecnologia precisa funcionar em rede combinada. E que temos aqui? O Ceagre inaugurado hoje, focado em tecnologia voltada para o agronegócio, temos o Ceia, voltado para a inteligência artificial, temos a parceria com a Claro fornecendo tecnologia 5G, temos o IF Goiano participando com as pesquisas e a Fapeg [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás]”, completou.
A empresa Huawei também participa do projeto. O CEO da Huawei Brasil, Sun Baocheng, revelou que o “Brasil é líder da agricultura no mundo, e novas tecnologias podem trazer mais eficiência e benefícios”. Afirmou também que “[Goiás] está sempre fazendo o possível para atrair novas tecnologias”, pontuou.
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, agradeceu ao governador pelo empenho.
“A tecnologia vem trazer novas oportunidades para os produtores rurais”, disse.
Levantamento do Censo Escolar 2024 mostra que Goiás se destaca entre os estados com maior…
O prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, e o vice-prefeito João Campos lançaram nesta terça (8)…
Seminário realizado pelo Sindicato dos Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares), em parceria com a…
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência…
O Governo de Goiás intensificou a execução de obras rodoviárias com o fim do período…
A cidade de Brasília foi confirmada como sede da edição 2025 dos Jogos da Juventude,…
Este site usa cookies para aperfeiçoar a navegação