O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na manhã desta sexta-feira (9) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde atua a equipe de transição, os cinco primeiros nomes de ministros que vão compor a Esplanada dos Ministérios em seu futuro governo.
Os primeiros anunciados eles: o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) para o ministério da Fazenda, o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro, para o ministério da Defesa, o ex-governador do Maranhão e senador eleito pelo mesmo estado, Flávio Dino (PSB), para o ministério da Segurança Pública, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), para a Casa Civil e o ex-chanceler Mauro Vieira, para as Relações Públicas.
A nomeação estava prevista para depois a diplomacia que acontece no próximo dia 12, mas Lula acabou cedendo às pressões em busca de um ambiente mais tranquilo para negociar com a atual legislatura do Congresso e com outros setores da sociedade.
De acordo com Lula ele já tem 80% do ministério ”na cabeça”. “Tenho 80% do ministério na cabeça, mas não quero construir um ministério apenas para mim. A base do meu ministério será a base das pastas que eu tinha no meu segundo mandato”, complementou o presidente eleito.
Leia Também
Leia mais sobre: Fernando Haddad / Lula / ministros / Política